Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Barbieri aguarda por Guerrero e não descarta opção por duas referências

Treinador reforça que Flamengo aguarda posicionamento da CBF para poder escalar o atacante peruano, mas destaca que conta com boas opções para montar o setor ofensivo

Efetivado durante o Mundial, Maurício Barbieri projetou duelo com o São Paulo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Escrito por

A escalação do Flamengo para enfrentar o São Paulo, no Maracanã, só será conhecida horas antes da partida. Além da indefinição sobre a presença de Guerrero - o clube espera o aval da CBF para escalá-lo -, o técnico Maurício Barbieri revelou que trabalha com diferentes alternativas para o confronto, especialmente no setor ofensivo. Lincoln e Fernando Uribe são outras opções.

Apenas o aquecimento da atividade desta terça-feira, véspera do duelo entre líder e vice-líder do Brasileirão - o Fla tem 27 pontos, Atlético-MG e São Paulo  somam 23 cada -, mantendo o mistério. Na coletiva antes do treino, Barbieri não descartou a possibilidade de atuar com dois homens de referência.

- O Guerrero é uma das opções, temos outras. Temos a possibilidade de começar com duas referências. Isso será avaliado durante a atividade de hoje e temos que aguardar a confirmação (da liberação de Guerrero), além da análise do São Paulo - afirmou Barbieri, antes de comentar mais sobre o peruano:

- Estamos esperando um posicionamento oficial da CBF, que é a quem cabe essa decisão, para ter a resposta conclusiva se ele tem condições de jogo ou não. Ele vem trabalhando com o grupo, treinando bem, assim como o Uribe.


Para o confronto desta quarta, no Maracanã, Barbieri não conta com Cuéllar e Henrique Dourado, suspensos. Esta será a primeira partida após o Mundial e saídas dos atacantes Vinícius Júnior, Felipe Vizeu, Ederson e do volante Jonas.

Por outro lado, pode ser a estreia de Fernando Uribe, único reforço contratado durante a Copa do Mundo. O desempenho do colombiano nos treinos rendeu elogios de Maurício Barbieri, que também avaliou positivamente a participação de Lincoln, atacante de 17 anos, durante as semanas de preparação no Ninho.

, Uribe chegou há pouco tempo e vem fazendo ótimos treinos. O Lincoln, outra opção, cresceu muito durante esse período e foi bem nos jogos-treino. Estamos bem servidos no setor, mas aguarda o posicionamento oficial da CBF para saber se o Guerrero terá ou não condições de jogo - finalizou o comandante.

Confira outras respostas de Maurício Barbieri:

Avaliação do elenco

O elenco continua bastante qualificado, entendemos dessa maneira. Contamos com muitos jogadores de qualidade, embora os que tenham saído também tivessem bastante qualidade. A chegada do Uribe é um reforço importante, um jogador que mapeamos e que vem apresentando um ótimo desempenho nos treinos. O Flamengo continua de olho no mercado, entende que tem a necessidade de se reforçar. Olhando para quem está aqui dentro hoje, vemos que temos um elenco de qualidade e capaz de enfrentar os grandes desafios que temos pela frente.

Aproveitamento das semanas livres para treinos

Foi um tempo bom que tivemos, mas é importante desmistificar a questão de ter sido um grande tempo. Três semanas é um tempo razoável. Dentro do calendário que temos, acaba sendo uma exceção, mas não é nada espetacular. Aproveitamos da melhor maneira.

Usamos bem o tempo para trabalhar variações e agregar coisas à equipe. Não é um tempo extraordinário, não se constrói uma equipe em 30 dias, mas acho que voltamos mais fortes. Mas temos o entendimento que, a a partir de agora, é um torneio diferente. As equipes voltarão de outra forma.

Procuramos nos preparar fisicamente, tecnicamente e taticamente, estudando variações para e equipe. Vocês puderam observar isso durante os treinos. Até porque vamos ter problemas de lesões e suspensões. . Entendemos que todos jogos são importantes. São várias finais, queremos defender a liderança do Brasileirão até o final e entrar forte na Copa do Brasil e Libertadores. Não existe esse planejamento de priorizar uma competição ou outra.

Alternativas para o ataque 

Abrimos os treinos, vocês acompanharam. Testamos diversas opções, com dois homens de referência, um homem de referência. O Uribe jogou como referência e como um segundo atacante mais aberto. São opções que possuímos. O mais importante é que ganhamos opções e variações para utilizar conforme haja necessidade no campeonato, conforme determinadas características do adversário e vamos estudá-los para fazer a melhor escolha para iniciar os jogos.


Retorno de Paolo Guerrero

Ele voltou aliviado por ter tido de desempenhar a profissão dele. Voltou feliz, motivado e tem ido bem nos treinos. Tenho conseguido trocar mais com ele agora. Embora a gente já tenha utilizado ele em poucos jogos antes dele ir, ele vinha de suspensão e , então, vinha treinando em outra condição. Essas três semanas foram importantes para se adaptar ainda mais a nossa forma de jogar. Sinto ele muito feliz, motivado e com bastante vontade de atuar e ajudar o Flamengo.

Mudanças no Campeonato Brasileiro

Um campeonato diferente, elencos mudaram muito. O próprio São Paulo perdeu e contratou jogadores. Não acho que terá uma mudança no perfil de jogo, mas é evidente que essas mudanças façam com que seja um campeonato diferente. Você nunca vai repor um jogador que saiu com um jogador exatamente igual. Isso vale para o Flamengo e todas equipes. Acho que o campeonato passa a ter um desenho melhor de quem vai brigar em cima e quem vai brigar na parte inferior da tabela.

Postura do Flamengo após a Copa do Mundo

O torcedor pode esperar a mesma determinação, entrega pelo resultado, procuramos alguns ajustes de ordem tática e comportamento, mas o principal que o torcedor quer ver, que é uma equipe brigando pelo resultado até o fim, isso sem dúvida nenhuma. Não vamos mudar a maneira de jogar, de tentar impor o nosso jogo e agredir o adversário isso será mantido até o fim do campeonato.