Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Auditores relataram tratamento ‘grosseiro e rude’ de Gabigol, do Flamengo, com coletores

Atacante do Flamengo está suspenso por dois anos por tentativa de fraude do exame antidoping

(Foto: Mauro Pimentel/AFP)
Escrito por

O atacante Gabigol, do Flamengo, cumpre suspensão de dois anos desde o julgamento que aconteceu no dia 25 de março no Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD). O placar da suspensão foi de 5 votos a 4, e apesar dos votos divergentes, o tratamento "grosseiro" e "rude" do jogador foram unânimes, segundo informação do site "ge".

➡️ Tudo sobre o Mengão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Flamengo

+ Mengão vai subir a montanha! Aposte R$100 no Lance! Betting e ganhe R$280 para vitória do Flamengo sobre o Bolívar-BOL

Na ocasião, a votação foi acirrada, e o voto do presidente do TJD-AD, João Antonio de Albuquerque e Souza, foi o último e decidiu a condenação do atacante. O presidente ressaltou que o jogador "não deixou dúvidas sobre uma intenção de impedir a coleta e de afetar ou impossibilitar a análise da amostra" e classificou como a pena como "somatório de quatro condutas de desconformidade".

O relator do caso foi Daniel Chierighini, que ressaltou que a conduta de Gabigol pode "militar em desfavor dos atletas", mas segue o voto tratando da "notificação do atleta". A vice-presidente do tribunal, Selma Fátima Melo Rocha, foi uma das quatro pessoas contra a suspensão do jogador. Ela apontou que os depoimentos dos coletores estavam "repletos de contradições e que tiram toda a credibilidade" da Associação Brasileira de Controle de Dopagem.

Gabigol está mais perto de saber a decisão do pedido do efeito suspensivo de seu caso na Corte Arbitral do Esporte (CAS), em que três árbitros participam do julgamento, que pode acontecer a qualquer momento. As partes serão notificadas do resultado por meio de um comunicado oficial do tribunal.

+ Será que a possível ausência de Gabigol pode vai atrapalhar os planos do Flamengo em 2024? As odds para o Rubro-Negro avançar na Libertadores estão em 1.15, vencer o Brasileirão em 2.49 e levar a Copa do Brasil em 5.20, no Lance! Betting.

O que aconteceu?

Os relatos da Justiça Desportiva Antidopagem contam que o jogador teria desrespeitado os agentes e também não teria seguido os procedimentos corretos dos exames. Um deles seria realizar um dos exames após duas horas de repouso de atividades físicas, o que não teria sido cumprido por Gabigol no Flamengo. Outros jogadores fizeram o exame antes do treino.

Gabriel teria ignorado os responsáveis pelo exame antes das atividades e depois ido almoçar, sendo desrespeitoso com os funcionários do órgão. Quando realizou o teste, o jogador não teria respeitado os procedimentos corretos, como tampar o vaso coletor após terminar de usá-lo.

O processo realizado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) acontece, normalmente, sem aviso prévio. Gabigol estaria irritado por, segundo ele, estar constantemente nas listas para os testes no Flamengo. O caso ocorreu antes da final do Carioca de 2023, contra o Fluminense. O Tricolor venceu a partida por 4 a 1. O camisa 10 foi notificado pela primeira vez sobre a tentativa de fraude no dia 30 de maio.

(Photo by PABLO PORCIUNCULA / AFP)