Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ataque do Flamengo ‘some’ em meio a mudanças de Vítor Pereira

Treinador mudou o esquema do Rubro-Negro para valorizar a defesa, mas o setor ofensivo diminuiu o ritmo no processo

Gabigol perdeu fôlego na última sequência do Flamengo (Armando Paiva/ LANCE!)
Escrito por

Além de escancarar alguns problemas já conhecidos pela torcida, a derrota para o Fluminense trouxe um novo problema ao Flamengo. O setor ofensivo, ponto alto da equipe neste início de temporada, perdeu fôlego em meio às mudanças de Vítor Pereira. O treinador português mudou o esquema para melhorar a defesa, mas o ataque acabou prejudicado. 

+ Bastidores: respaldo do Flamengo diminui, e Vítor Pereira vive momento de maior pressão no clube

Nos últimos cinco jogos, sequência decisiva do Flamengo, o setor ofensivo balançou as redes em apenas três oportunidades. Foram dois jogos sem marcar, contra Independiente Del Valle e Vasco, e a derrota para o Fluminense. Curiosamente, nenhum dos gols foi anotado por um centroavante.

CENTROAVANTES ESCONDIDOS

Considerados o "coração" do Flamengo neste início de temporada, Gabigol e Pedro chegaram à sequência como artilheiros do Brasil com nove e dez gols, respectivamente. No entanto, o período de cinco jogos viu os centroavantes não balançarem as redes nenhuma vez. Gabriel foi titular em quatro partidas, enquanto o camisa 21 esteve em campo em duas. 

É importante frisar que Pedro teve problemas físicos e jogou "no sacrifício" contra o Independiente Del Valle, por exemplo. A saída do artilheiro deixou Gabi como a principal referência do ataque e abriu caminho para que Vítor Pereira pudesse ampliar as mudanças no esquema tático. A defesa sofreu quatro gols, enquanto o ataque marcou apenas três (Matheus Gonçalves, Arrascaeta e Cebolinha). 

+ Torcedores do Flamengo organizam protesto contra a diretoria na sede da Gávea

VEJA NÚMEROS DA DUPLA EM 2023

Últimos cinco jogos:
0 gols
0 assistências

Outros jogos:
​19 gols (10 de Pedro e 9 de Gabi)
3 assistências (2 de Pedro e 1 de Gabi)

Ataque rubro-negro está tendo problemas nos últimos jogos Mauro Pimentel/ AFP

FALTA DE REPERTÓRIO

Além da ausência de gols por parte de seus atacantes, o Flamengo também perdeu parte de seu repertório ofensivo. As jogadas trabalhadas pelo lados, com aproximação dos meias, deram lugar aos cruzamentos. O ápice foi no jogo contra o Independiente Del Valle, no qual o Rubro-Negro realizou 71 cruzamentos e acertou apenas 17. 

O cenário não é de terra arrasada, já que alguns nomes apareceram para resolver os problemas do Flamengo. Matheus Gonçalves e Everton Cebolinha foram gratas surpresas para Vítor Pereira, mas como "nem tudo são rosas", Mateusão, Matheus França e Marinho decepcionaram a torcida rubro-negra. 

Gabi tenta bicicleta em jogo contra o Vasco (Armando Paiva / LANCE!)

+ Veja a tabela do Campeonato Carioca

O Rubro-Negro volta a campo somente na semifinal do Campeonato Carioca, mas a data ainda não está definida. O adversário será o Vasco da Gama, e o Cruz-maltino terá a vantagem de dois resultados iguais.