Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Arão incansável, Pedro artilheiro e Arrascaeta garçom: o raio X das estatísticas do Flamengo em 2020

Confira os jogadores do elenco que mais jogaram, fizeram gols, deram assistências e levaram cartões nos 58 jogos do Rubro-Negro no ano

Veja abaixo as principais estatísticas do Flamengo em 2020 (Foto: Arte LANCE!)
Escrito por

Em razão da pandemia da Covid-19, que interrompeu as competições durante três meses no primeiro semestre, o futebol brasileiro estendeu a temporada atual até fevereiro de 2021. Apesar disso, aproveitamos o fim de 2020, nesta quinta-feira, para levantar algumas estatísticas do Flamengo no ano.

Confira abaixo o Raio X do ano do Flamengo em números, além de ver quem foram os atletas rubro-negros com mais jogos, mais minutos em campo, artilheiros, garçons e os que mais levaram cartões nas 58 partidas disputadas em 2020.

+ Títulos, despedidas e “fico” dos artilheiros… O 2020 do Flamengo em 12 fotos

RAIO X DO FLAMENGO EM 2020:

- 58 partidas
- 37 vitórias
- 12 empates
- 9 derrotas
- 70,6% de aproveitamento
- 3 títulos (Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Carioca)
- 109 gols marcados
- 65 gols sofridos
- 50 jogadores utilizados

LÍDERES DAS ESTATÍSTICAS NO ELENCO:

> MAIS JOGOS 

Assim como em 2019, quem mais entrou em campo pelo Flamengo no ano foi Willian Arão. Peça-chave na equipe, o volante disputou 47 das 58 partidas do clube em 2020, o que representa 81% do total. Ficou fora poucas vezes, sendo a maioria no início do Campeonato Carioca, quando o Flamengo entrou em campo com uma equipe alternativa. Além disso, perdeu duas partidas em setembro por estar infectado com Covid-19 e sofreu apenas uma lesão, que o tirou de dois jogos em dezembro. 

Arão em ação pelo Flamengo (Foto: Marcelo Cortes / Flamengo)

- Willian Arão: 47 jogos (43 como titular)
- Gerson: 46 jogos (42 como titular)
- Everton Ribeiro: 45 jogos (40 como titular)
- Bruno Henrique: 42 jogos (39 como titular)
- Pedro: 42 jogos (24 como titular)

> MAIS MINUTOS

Na lista dos jogadores que mais minutos estiveram em campo, poucas mudanças. Destaque para a dupla titular de volantes - Willian Arão e Gerson -, que se mantém no topo. Na sequência, aparecem Bruno Henrique, Everton Ribeiro e Filipe Luís, que foi titular em todas as 37 partidas que disputou em 2020.

- Willian Arão: 3.756 minutos 
- Gerson: 3.596 minutos
- Bruno Henrique: 3.483 minutos
- Everton Ribeiro: 3.400 minutos
- Filipe Luís: 3.203 minutos

> MAIS GOLS MARCADOS

Quando o assunto é bola na rede, Pedro foi o grande destaque de 2020. No primeiro ano com a camisa do Flamengo, o atacante aproveitou as chances e marcou 21 gols. É o artilheiro da equipe no Campeonato Brasileiro (11), além de ter marcado no Carioca (5), Copa do Brasil (2), Libertadores (2) e Recopa Sul-Americana (1). 

Pedro foi o artilheiro do Flamengo no ano (Foto: Alexandre Vidal / CRF)

Artilheiro em 2019, Gabigol aparece logo em seguida, com 20 gols marcados. Se levarmos em conta a média de gols por partida, o camisa 9 leva vantagem em relação a Pedro, já que entrou em campo em 31 jogos.

- Pedro: 21 gols
- Gabigol: 20 gols
- Bruno Henrique: 18 gols
- Everton Ribeiro: 9 gols
- Arrascaeta: 8 gols

> MAIS ASSISTÊNCIAS

No quesito passe para gol, Arrascaeta ficou no topo da lista. Com grande repertório de passes e cruzamentos, o uruguaio distribuiu 11 assistências e foi o maior garçom da equipe no ano pela segunda vez consecutiva. Na sequência, Bruno Henrique e Everton Ribeiro aparecem com nove e seis, respectivamente.

- Arrascaeta: 11 assistências
- Bruno Henrique: 9 assistências
- Everton Ribeiro: 6 assistências
- Isla: 5 assistências
- Gabigol, Diego e Matheuzinho: 4 assistências

> MAIS CARTÕES

Entre os mais indisciplinados do elenco, Gerson foi o líder de cartões amarelos, com 13 recebidos. O volante foi seguido por Filipe Luís (12) e Bruno Henrique (10). Se levarmos em conta as expulsões, Gustavo Henrique e Gabigol foram os únicos a levarem dois cartões vermelhos. Além deles, Diego Alves, Rodrigo Caio, Thuler, Natan e Willian Arão também foram expulsos, uma vez cada.

Gerson recebeu 13 cartões amarelos (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

- Gerson: 13 cartões amarelos
- Filipe Luís: 12 cartões amarelos
- Bruno Henrique: 10 cartões amarelos
- Gabigol: 8 cartões amarelos e 2 vermelhos
- Gustavo Henrique: 6 cartões amarelos e 2 vermelhos