Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Após desfecho da negociação com o Flamengo, Oscar seguirá atividades em São Paulo; veja linha do tempo

Com acordo para defender o Flamengo até dezembro, Oscar não foi liberado para defender outro clube pelo Shanghai Port, mas não voltará ao futebol chinês em 2022

Oscar teve os planos frustrados e não foi liberado pelo Shanghai Port para defender outro clube (AFP)
Escrito por

A negociação entre Flamengo e Shanghai Port chegou ao fim e o meia Oscar não defenderá o Rubro-Negro nesta temporada. A vinda do meia - tratada com cautela e vista como quase "impossível" na Gávea - não foi concretizada pois o clube chinês não o liberou por empréstimo, e deseja o seu retorno a partir de 2023. Contudo, houve um acerto entre o Flamengo e Oscar, e ambos estiveram confiantes em um "final feliz". Abaixo, o L! traz a linha do tempo das conversas.

+ Presidente do Flamengo quer estádio para 100 mil pessoas: veja projetos de novos estádios dos clubes brasileiros

INÍCIO DAS CONVERSAS ENTRE FLAMENGO E OSCAR

Os primeiros contatos entre a direção da Gávea e representantes do meia foi no início de julho, como confirmou Marcos Braz em entrevista no Ninho, no dia 18. Logo de cara, a impressão foi de que o Shanghai Port dificultaria a saída do meia, mesmo por empréstimo.

- A tendência é que ele teria muita dificuldade para conseguir a liberação do time chinês. Na mesma consulta, eu perguntei qual seria a faixa salarial e até me desanimei porque era um valor considerável. O que posso garantir é que nunca conversamos com o clube chinês.

Dez dias depois, o discurso de Braz já era diferente - apesar da cautela ao se referir ao clube chinês. Em resposta no dia 28, o dirigente confirmou que, com Oscar, o Flamengo havia encaminhado um acordo: "Falta a liberação (do Shanghai Port-CHI). Com o jogador não temos problema", resumiu o homem forte do futebol da Gávea.

OSCAR VESTE O MANTO...

Diante do desejo de Oscar em permanecer no Brasil até dezembro, após o nascimento de seu terceiro filho em julho, o Shanghai Port aceitou liberá-lo das atividades do clube até dezembro. A notícia, trazida em 1º de agosto, aumentou o otimismo pelo acerto com o Flamengo, que manteve os "pés no chão", aguardando a chegada do documento oficial. Uma foto do meia vestindo a camisa do Rubro-Negro, que viralizou rapidamente, deixava claro o desejo do atleta.

O meia Oscar vestindo a camisa do Flamengo (Foto: Reprodução)

Dois dias depois, publicações de Oscar e Shanghai Port voltaram a empolgar a Nação. O meia confirmou que seguiria no Brasil até dezembro, enquanto o clube chinês se despediu do ídolo com um "nos vemos em breve!". Paciente, o Flamengo seguia aguardando a liberação oficial pelo atleta de 30 anos até o último minuto possível - como Marcos Braz voltou a afirmar na última sexta, 12 de agosto.

CLUBE PREPARA ANÚNCIO...

No dia 6, quando o Flamengo venceu o São Paulo no Morumbi, foi noticiado que Oscar pegaria uma carona com a delegação rubro-negra para o Rio de Janeiro, para iniciar as atividades no Ninho do Urubu, mas a diretoria voltou atrás, outra vez pela cautela e discrição.

Internamente, o clube da Gávea trabalhava, sim, com a possibilidade real de Oscar reforçar o elenco à disposição de Dorival Júnior, inclusive com material pronto para a comunicação da contratação.

E JOGO DURO DOS CHINESES FRUSTRA OS PLANOS!

Como garantido por Marcos Braz, o Flamengo foi até o fim por Oscar, reunindo-se com o clube chinês na segunda-feira, dia final da janela de transferências no futebol brasileiro. O Shanghai, contudo, mostrou-se irredutível e não liberou o meia por empréstimo.

Ainda na noite de segunda, Oscar voltou às redes sociais para se pronunciar a respeito do interesse do Flamengo, lamentou a negociação não concretizada e agradeceu ao clube e à torcida.

O FUTURO DE OSCAR

Sem um acerto com o Flamengo e livre para retornar ao futebol chinês a partir de janeiro de 2023, Oscar seguirá em São Paulo. Os planos do atleta permanecem, e o meia deve manter a rotina de treinamento em um dos clubes da cidade. Seu contrato com o Shanghai Port é válido até 2024, e os chineses querem seu retorno.