Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Há 38 anos, Zico comandou o Flamengo no primeiro jogo da final da Libertadores contra o Cobreloa

Com dois gols do Camisa 10 da Gávea, o Rubro-Negro venceu o rival chileno por 2 a 1 no Maracanã, cujo público pagante beirou os 100 mil torcedores naquela partida pela Copa

Zico fez dois gols na primeira partida da decisão da Copa Libertadores de 1981 (Foto: Reprodução)
Escrito por

O dia 13 de novembro de 1981 está marcado na história do Flamengo e na memória de milhões de rubro-negros. Há exatos 38 anos, o time da Gávea, comandado por Zico, vencia por 2 a 1 o Cobreloa (CHL), no primeiro jogo da decisão da Copa Libertadores. Os quase 100 mil rubro-negros viram uma atuação de gala do camisa 10, que marcou os dois gols da vitória no Maracanã.

O primeiro tempo foi de amplo domínio do Flamengo. Tanto que, ainda aos 30 minutos, Zico fez o seu segundo gol na decisão, batendo pênalti sofrido por Adílio. A cobrança foi clássico: bola de um lado, Wirth, o goleiro rival, do outro.

Antes, Zico havia aberto o placar com outra contribuição de Adílio, que fez o pivô e deixou o meio-campista em condições de finalizar cara a cara com Wirth. Assim relata o livro "1981 - O primeiro ano do resto de nossas vidas", de Maurício Neves de Jesus, com Arthur Muhlenberg e Lucas Dantas, de 2011.

O 2 a 0 antes do intervalo acabou sendo pouco pelo volume ofensivo do time no primeiro tempo. O próprio Zico, além de Júnior, tiveram boas chances. Na volta do intervalo, o Cobreloa descontou, de pênalti, com Merello. Nunes, camisa 9 rubro-negro, perdeu outras chances no fim, e o Flamengo venceu.

Uma semana depois, a equipe de Carpegiani visitou o Cobreloa no Estádio Nacional de Santiago, no Chile. A derrota por 1 a 0 forçou a partida de desempate entre os clubes na decisão da Libertadores em 1981. O terceiro confronto foi em 23 de novembro, em Montevidéu, e o Flamengo venceu por 2 a 0 - com mais dois gols de Zico - e conquistou a América pela primeira vez.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2X1 COBRELOA


Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 13 de novembro de 1981
Público: 93.985 pagantes
Árbitro: Carlos Sposito

FLAMENGO: Raul; Leandro, Figueiredo, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico (Baroninho) - Técnico: Paulo César Carpegiani.

COBRELOA: Wirth; Tabilo, Rojas, Mario Soto e Escobar; Jiménezes, Alaroón e Merello; Puebla, Siviero e Muñoz (Rubén Gómez) - Técnico: Vicente Cantatore

Gols: Zico (12'/1ºT e 30'/1ºT) e Merello (22'/2ºT)