Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Flamengo abre maior vantagem de pontos de sua história na liderança

Com 11 rodadas, Fla chega à marca de seis pontos à frente do segundo colocado, maior número na Era dos Pontos Corridos do clube, e segunda maior de todos os tempos

Flamengo derrotou o Paraná e abriu seis pontos na liderança (Andre Melo Andrade/Eleven)
Escrito por

Nem o mais otimista dos flamenguistas devia acreditar que o início do Campeonato Brasileiro seria tão arrasador. Na liderança do nacional, com 26 pontos, o Flamengo abriu sua maior vantagem de pontos em 11 rodadas para o segundo colocado em sua história. São seis pontos para o segundo colocado Atlético-MG. Esta também é só a segunda vez que a equipe lidera o nacional depois de números  de jogos.

Coincidentemente, em 2008, o Rubro-Negro também atingiu a marca de 26 pontos em 11 partidas disputadas. Números expressivos como os atuais, porém estava cinco pontos a frente do segundo colocado. Se coincidências existem, o vice-líder naquele ano também era um time mineiro, só que dessa vez o Cruzeiro.

O que anima ainda mais o torcedor são os números até aqui, extremamente animadores. São 20 gols marcados e apenas seis sofridos. Se os dados forem ao Maracanã, são cinco vitórias e um empate, com apenas um gol sofrido dentro de casa, no clássico com o Vasco. 

Apesar do início acachapante, o Flamengo mantém os pés no chão. Não quer saber de oba-oba. Passo a passo. Agora o foco é o Palmeiras. Rival direto na briga pelas primeiras colocações.

- É importante você ter um ambiente bom, e a liderança ajuda. Mas não conquistamos nada. A sensação no vestiário é de alegria, felicidade, mas nunca de satisfação. A gente espera no final do ano estar felizes e satisfeito - afirmou o técnico Maurício Barbieri.

VANTAGEM É A SEGUNDA MAIOR DA HISTÓRIA

Em onze rodadas disputadas, a vantagem de seis pontos do Flamengo para o segundo colocado é a segunda maior nesses 15 anos de pontos corridos. Desde 2003, quando o Brasileiro começou a utilizar essa fórmula, o recorde de pontos para o vice-líder, em 11 jogos, é do Corinthians, no ano passado, com sete pontos para o Grêmio.

Até 2017, inclusive, o Flamengo é que ostentava essa marca, a de cinco pontos de vantagem para o segundo colocado, em 2008, quando fez os mesmos 26 pontos contra 21 do Cruzeiro. Em 2014, o Cruzeiro igualou essa margem de cinco pontos do Fla para o Corinthians.

Dos times cariocas, o Flamengo, ao lado do Botafogo, são os que mais lideraram o Brasileiro em pontos corridos com essa quantia de jogos: duas vezes. O Fluminense e o Vasco nunca estiveram na ponta, mesmo com o Tricolor conquistando o título em 2010 e 2012.

Os times que mais vezes estiveram em primeiro lugar com este número de jogos são Corinthians, Cruzeiro e Atlético-MG, três vezes. Destes, apenas o Galo nunca foi campeão nos pontos corridos. Palmeiras, Ponte Preta e Figueirense lideraram uma vez cada.

APENAS CRUZEIRO, CORINTHIANS E PALMEIRAS LEVARAM
Se o cenário todo para o Flamengo é bom, o retrospecto de quem liderava a competição com 11 rodadas não é dos melhores. Das 15 edições disputadas, em apenas cinco o líder nesse período se sagrou campeão.

E de todos que lideraram, incluindo o Flamengo, somente Cruzeiro, em 2003 e 2014., Corinthians, em 2010 e no no passado, e o Palmeiras, em 2016, estavam na ponta e encerraram a competição com o caneco.

O próprio Flamengo foi líder em 2008 e terminou o Brasileiro em 5º lugar e fora até da Copa Libertadores do ano seguinte, Já em 2009, quando foi campeão pela única vez nos pontos corridos, o Flamengo era 9º colocado com 15 pontos, enquanto o Atlético-MG liderava com um ponto de vantagem para o Internacional.