Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Flamengo no Mundial: a história do primeiro título internacional do clube no Marrocos

Rubro-Negro conquistou a Copa Mohamed V em 1968 em cima do campeão mundial da época

Jornal do Marrocos relata título do Flamengo em 1968 (Foto: Reprodução/Fifa)
Escrito por

O Flamengo vive a expectativa para estrear no Mundial de Clubes e conta com boas lembranças do passado como inspiração para levantar o troféu no próximo sábado. O Marrocos, país-sede do torneio, já presenciou a conquista de um título internacional do Rubro-Negro. Abaixo, o LANCE! apresenta a história.

Copa Mohamed V

A Copa Mohamed V foi um tradicional torneio organizado pela Federação Marroquina de Futebol a partir de 1962. O quadrangular era disputado pelos melhores clubes da Europa e da América do Sul à época, além do campeão do Marrocos. Entre os times que disputaram o torneio estão: Real Madrid, Inter de Milão, Atlético de Madrid, Barcelona e Bayern de Munique, por exemplo.

+ Premiação do Mundial de Clubes: veja valores pagos pela Fifa

Em 1968, o Flamengo foi convidado para disputar a sétima edição da Copa Mohamed V. Além do clube rubro-negro, participaram: Racing (campeão da Libertadores e do Mundial de 1967), Saint-Étienne (campeão francês) e FAR Rabat (campeão marroquino).

O Flamengo enfrentou o time da casa na semifinal e venceu por 2 a 1. O jogo marcado por uma interferência do Rei Hassam II, que desceu da tribuna ao campo e solicitou ao árbitro a anulação de um gol rubro-negro.

Na final do torneio, o Flamengo venceu o Racing, campeão do mundo na época, por 3 a 2 e ficou com o título. Autor de dois gols no quadrangular, o atacante Silva Batuta foi eleito o craque do torneio e, na temporada seguinte, se transferiu justamente para o clube argentino derrotado pelo Fla na decisão.

+ Gabigol mostra pontaria afiada em treino do Flamengo no Marrocos; veja vídeo

Jornal relata vitória do Flamengo na semi (Foto: Reprodução/Fifa)

Lista de campeões da Copa Mohamed V

O maior campeão do torneio foi o Atlético de Madrid com 3 títulos. Entre os brasileiros, apenas o Flamengo conseguiu levantar a taça internacional. São Paulo, Internacional e Grêmio participaram em outras edições, mas perderam na semifinal ou na final.

Atlético de Madrid - 3 títulos (1965, 1970, 1980)
Estrela Vermelha - 1 título (1963)
Boca Juniors - 1 título (1964)
Real Madrid - 1 título (1966)
Bayern de Munique - 1 título (1972) 
Stade de Reims - 1 título (1962) 
CSKA Sófia - 1 título (1967) 
Flamengo - 1 título (1968) 
Barcelona - 1 título (1969)
Peñarol - 1 título (1974)
Dínamo de Kiev - 1 título (1975)
Anderlecht - 1 título (1976)
Seleção da Romênia - 1 título (1977)
Wydad Casablanca - 1 título (1979)
Standard Liège - 1 título (1986)
Mônaco - 1 título (1988)
Sochaux - 1 título (1989)