Eurocopa

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

De virada, França bate a Irlanda com gols de Griezmann e passa às quartas

Seleção francesa enfrenta agora o vencedor do duelo entre Inglaterra e Islândia

(Foto: Reprodução / Twitter)
Escrito por

No Stade des Lumières, nada de revanche pelo polêmico gol de Henry ou eliminação inesperada dentro de casa. Neste domingo, a anfitriã França sofreu um gol no primeiro minuto, mas conseguiu virar para cima da Irlanda. Os gauleses mudaram a postura no segundo tempo e venceram por 2 a 1 , com gols de Griezmann, pelas oitavas de final da Eurocopa. 

Agora, o próximo compromisso da França, que não poderá contar com os suspensos Kanté e Remi, será contra o vencedor do duelo entre Inglaterra e Islândia, a ser realizado nesta segunda. O confronto pelas quartas de final está marcado para daqui a uma semana, em Paris.

O jogo

O começo da partida pareceu um pesadelo para os quase 60 mil torcedores presentes no estádio. Logo no primeiro minuto, Pogba fez uma falta infantil dentro da área. Resultado: pênalti, convertido por Brady - o segundo gol mais rápido da história das Eurocopas. 

Assim como nos jogos anteriores desta edição, a França teve uma maior posse de bola, mas se mostrava ineficaz no início. Laterais pouco ofensivos e ausência de envolvimento técnico no meio de campo, apesar da qualidade dos jogadores franceses, principalmente de Payet e Pogba, colaboraram para a vitória parcial dos visitantes.

Nos primeiros 45 minutos, por exemplo, os irlandeses viram a meta de seu seguro goleiro Randolph ameaçada apenas em poucas bolas paradas, cobradas por Payet, e uma chegada desajeitada, com bate-rebate na área, no fim da etapa inicial.

Após o intervalo, o técnico Didier Deschamps apostou na ousadia. Tirou o pendurado volante Kanté para dar mais ofensividade com o agudo atacante Coman. E logo a alteração surtiu efeito - em dose dupla com um único jogador. Griezmann precisou apenas de quatro minutos (aos 12 e aos 16) para mostrar sua estrela, virar a partida e tornar um dos artilheiros da competição - agora com três gols.

Além da mudança de postura, os franceses, mais tranquilos e rodando com mais inteligência a bola depois da conversa com Deschamps no vestiário, tiveram uma reta final de partida sem dramas, já que o zagueiro Duffy foi expulso, impedindo o que poderia ser o terceiro de Griezmann. Gignac ainda chegou perto de ampliar por duas vezes, mas resultado final: 2 a 1 e a esperança viva dos anfitriões no tri da Euro.

FICHA TÉCNICA
FRANÇA 2 x 1 IRLANDA 

Local: Stade des Lumières, em Lyon (FRA)
Data e hora: 26 de junho de 2016, às 10h (de Brasília)
Árbitro: Nicola Rizzoli (ITA)
Auxiliares: Elenito Di Liberatore e Mauro Tonolini (ambos da Itália)

Cartões amarelo: Kanté e Rami (FRA) Coleman, Hendrick e Long (IRL)
Cartão vermelho: Duffy (IRL)

GOLS: Brady - 2'/1°T (0-1), Griezmann -  12'/2ºT (1-1) e 16'/2ºT (2-1)

FRANÇA: Hugo Lloris; Bacary Sagna, Laurent Koscielny, Adil Rami, atrice Evra; Blaise Matuidi, Paul Pogba, N'Golo Kanté (Kingsley Coman, intervalo / Moussa Sissoko, 47'/2ºT), Dimitri Payet, Antoine Griezmann e Olivier Giroud (André-Pierre Gignac, 27'/2ºT). TEC: Didier Deschamps

IRLANDA DO SUL: Darren Randolph; Séamus Coleman, Richard Keogh, Shane Duffy, Stephen Ward; James McCarthy (Wes Hoolahan, 26'/2ºT), Robbie Brady, Jeff Hendrick, James McClean (John O'Shea, 23'/2ºT); Shane Long e Daryl Murphy (Jonathan Walters, 20'/2ºT). TEC: Martin O'Neill