Eurocopa

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com astros ainda devendo, Portugal e Polônia abrem as oitavas da Euro

Lewandowski ainda não fez um gol para a Polônia. CR7 alterna bons e maus momentos. Nesta quinta-feira, em Marselha, um deles levará a sua seleção às semifinais  

Fernando Santos faz mistério na escalação portuguesa e confia na qualidade de CR7 Patrícia de Melo Moreira / AFP
Escrito por

Duas seleções que estão avançando na Eurocopa-2016 mas sem muito brilho, se enfrentam nesta quinta-feira na abertura das quartas de final da competição. De um lado a Polônia, que eliminou a Suíça nas oitavas jogando na retranca. Do outro, Portugal, que passou da fase de grupos acumulando três empates e, contra a Croácia, nas oitavas, venceu por 1 a 0 no fim da prorrogação e no único chute a gol que deu. O jogo será às 16h (de Brasília) no Velódrome, em Marselha.

As seleções apostam em craques que ainda estão devendo algo a mais. O atacante polonês Lewandowski vem muito apagado. O jogador que mais faltas sofreu na competição ainda não marcou um gol nas quatro partidas. Já o astro Cristiano Ronaldo, embora tenha aparecido bem mais do que o camisa 9 polonês, alterna partidas boas(como o empate em 3 a 3 com a Hungria) com outras de extrema ineficácia ofensiva (chutou 30 bolas a gol, marcou duas vezes e perdeu um pênalti).

Ao mesmo tempo, alguns coadjuvantes podem mais uma vez fazer a diferença. O português Nani, companheiro de ataque de CR7, atuou bem em todas as partidas, marcou dois gols e assistência em outros dois. Já Jakub Blaszczykowski, ou simplesmente Kuba - meia que foi companheiro de Lewandowski no Dortmund - vem salvando os poloneses. Fez o gol da vitória sobre a Ucrânia e o gol do empate com a Suíça.


Polônia  confia na força do conjunto

A escalação polonesa deverá apresentar pouquíssimas novidades, tendo em vista que o treinador Adam Nawalka praticamente repetiu a equipe nos quatro jogos. Uma alteração pode ocorrer no meio de campo, Grosicki ou Kapustka.

- Não temos um jogador que se destaque. Nossa força é o conjunto e será assim contra Portugal, um time muito qualificado e que tem um jogador de classe internacional. A equipe está pronta, mas só divulgarei depois do último treino e para os jogadores - disse o treinador, que respondeu sobre o que mais teme dos rivais:

- Portugal, quando recupera a bola, tem um contra-ataque venenoso. Será um duelo duro, de boa qualidade. Mas teremos de controlar o jogo.

Nowaki não considera que Lewandowski esteja fazendo uma má Eurocopa. E faz a defesa do seu craque:

- Ele é um jogador importante para a a nossa equipe. Estou contente com o desempenho dele até o momento. Tem um papel importante como capitão, motiva o grupo e cumpre as missões que eu atribuo a ele. Além disso, a sua forma física é excelente, mentalmente está muito bem. Vamos manter esse trabalho, até porque estamos falando do melhor camisa 9 do mundo.

O atacante Milik, autor do gol da primeira vitória polonesa em uma fase final de Euro (no 1 a 0 contra a Irlanda do Norte), disse que embora todos coloquem Portugal como favorito.

- Mostramos o que somos capazes. Temos jogadores suficientes para vencer e da minha parte penso que os apostadores ficariam espantados com a classificação da Polônia, mas sabemos da nossa força e vamos buscar a classificação - disse o jogador, que vem sendo criticado pelas atuações apagadas nas últimas rodadas.

Portugal: mistério na escalação, como sempre

Do lado dos patrícios ocorre o contrário. O treinador Fernando Santos mudou profundamente o time nos quatro jogos: usou um ou dois volantes, pôs o time no 4-4-2 e no 4-3-3, alterou todos os setores. Apenas o goleiro Rui Patrício, o zagueiro Pepe e os atacantes Nani e Cristiano Ronaldo foram titulares em todas as partidas e jogou quase todos os minutos.

Como Fernando Santos nunca adianta a escalação, ele segue uma incógnita até minutos antes dos jogos. Três jogadores que estavam no departamento médico treinaram sem problemas: Raphael Guerreiro (o único que ainda sente um incômodo muscular), André Gomes e João Moutinho. Este último deverá seguir no banco, já que Adrien Silva foi um dos melhores em campo contra os croatas.

- Vamos encontrar dificuldades como em todos os jogos deste Europeu, pois a Polônia não foge à regra e estamos preparados psicologicamente - disse Adrien

O treinador espera  uma partida dura. Mas confia na vaga pois seus jogadores analisaram muito o adversário desta quinta-feira e sabem os caminhos para a vitória.

- Estudamos bem a Polônia e vamos tentar anulá-la Vamos entrar acordados desde o primeiro minuto. Temos um rival que se parece com a Croácia, que vai querer dividir a posse de bola. É um adversário forte e bem organizado, que defende otimamente e ataca em velocidade na transição defesa e ataque, com qualidade individual.  Entramos em todos os jogos para ganhar e será assim mais uma vez. Mas é um jogo sem favoritos - disse Fernando Santos.

Como sempre, ele teve de responder sobre a importância de Cristiano Ronaldo para a equipe e o que falta para o jogador virar de vez o protagonista do torneio. Fernando Santos diz que Cristiano Ronaldo vem fazendo uma boa competição e tem tudo para se destacar. 

-  Há centenas de ótimos jogadores. Mas falamos de uns poucos,  Cristiano Ronaldo, Lewandowski, Neuer. É normal o craque  se destacar, até porque ele tem uma importância acima da média. Em Portugal os jogadores sabem conviver com isso, o que é mais importante.  E, claro, o talento ganha o jogo


FICHA TÉCNICA
POLÔNIA X PORTUGAL
EUROCOPA-2016 - QUARTAS DE FINAL
DATA E HORÁRIO:
30/6/2016, ÀS 16H (De Brasília)
LOCAL: Velódrome, Marselha (FRA)
ÁRBITRO: Felix Brych (ALE)
AUXILIARES: Mark Borsch e Stefan Lupp (ALE)

POLÔNIA: Fabianski; Piszczek, Pazdan, Glik e Jedrzejczyk; Maczynski, Krychowiak, Błaszczykowski e Grosicki (Kapustka); Milik e Lewandowski. TEC: Adam Nawalka

PORTUGAL: Rui Patrício; Cédric, Pepe, Fonte e Raphael Guerreiro (Eliseu); André Gomes, William, Adrien (Moutinho) e João Mário (Quaresma); Cristiano Ronaldo e Nani. TEC: Fernando Santos