eSports

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Por que o game FIFA mudou de nome? Como ele se chama agora?

É a primeira vez desde 1993 que o jogo de grande sucesso da Eletronic Arts não se chamará 'FIFA'

O 'EA Sports FC 24' promete estar cheio de novidades para os amantes do game (Foto: Divulgação/EA Sports)
Escrito por

No ano passado, a EA anunciou a mudança do nome do seu jogo de futebol após quase 30 anos. O tradicional simulador para consoles e computadores, lançado pela primeira vez em 1993, não chamará mais FIFA e passará a ser conhecido como EA Sports FC.

As conversas para mudança de nome do game já aconteciam desde 2021. Em nota divulgada na época, a empresa afirmou que daria início a uma nova era, como mudanças que vão além do nome, reforçou que essa substituição não impactará seus acordos com atletas, ligas, equipes e federações, como a Conmebol, LaLiga EA Sports, BundesLiga, Premier League, entre outras.

Haaland foi o escolhido para comtemplar a capa do 'novo FIFA' (Foto: Divulgação/EA Sports)

A EA pagava para a FIFA cerca de 100 milhões de dólares por ano pelo licenciamento, o que pode explicar a decisão da desenvolvedora. Além do uso do nome, o gigante de games também pode produzir conteúdo de jogos da Copa do Mundo e ser parceiro da entidade na organização de campeonatos de eSports, como o FIFAe World Cup.

+Olho no Brasileirão! Assine o Prime Video e acompanhe todos os jogos do seu time do coração!

A desenvolvedora seguiu o mesmo caminho do seu principal rival no segmento, o eFootball, antigo PES (Pro Evolution Soccer). Além da alteração do nome, o game da Konami alterou seu modelo de venda, que agora oferta o conteúdo básico do jogo gratuitamente, com o acesso cruzado (crossplay) entre todas as plataformas.

Lionel Messi é o escolhido da vez para a capa do eFootball 2024 (Foto: Divulgação/Konami)

De 1993 a 2022, somados 29 anos, FIFA e EA obtiveram uma parceria de sucesso, estando sempre no top-3 em vendas entre consoles e plataformas de jogos. Batendo o recorde de R$ 10 milhões no seu lançamento, o 'FIFA 23' foi um dos jogos mais vendidos da história da desenvolvedora, e, também, um dos games mais jogados da era moderna. Dessa forma, o faturamento foi de 1,6 bilhão de dólares. De acordo com a própria Eletronic Arts, esse aumento expressivo se deve à subida no número de jogadores registrados, que ultrapassou os 650 milhões após as estreias de Need For Speed Unbound e NHL 23.