Maior de Minas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Único a jogar por Palestra e Cruzeiro, Nogueirinha morre aos 98 anos

O ex-jogador histórico da Raposa jogou pelo clube quando ainda se chamava Palestra Itália e depois da mudança para Cruzeiro Esporte Clube

A última aparição de Nogueirinha, o segundo da esquerda para a direita, foi no jogo festivo que o Cruzeiro promoveu para comemorar os 15 anos da Tríplice Coroa- Vinncius Silva
Escrito por

A manhã desta quinta-feira, 10 de janeiro, amanheceu mais triste no Cruzeiro Esporte Clube. Faleceu na noite de quarta-feira, aos 98 anos, o ex-atleta João Nogueira Junior, mais conhecido como Nogueirinha, lenda que defendeu a Raposa quando ainda se chamava Societá Sportiva Palestra Italia.

Natural de Três Corações-MG, Nogueirinha nasceu em 9 de julho de 1920 e se consagrou como um dos personagens mais importantes de toda a história quase centenária do Cruzeiro.

Jogando com a camisa 7, o eterno ponta-direita atuou pelo time celeste entre 1940 e 1947, sendo o responsável por marcar dois gols na primeira partida do clube com a atual denominação, na partida contra o São Cristóvão, já em 1943.Nogueirinha vestiu a camisa cruzeirense em 157 jogos e marcou 50 gols.

Foi campeão pelo clube estrelado do Mineiro em quatro oportunidades, nos anos de 1940, 1943, 1944 e 1945. Contou também com passagens pela Seleção de Belo Horizonte, em 1941, e pelo América-MG.

Homenagem em 2018

Em 25 de novembro de 2018, Nogueirinha recebeu uma grande homenagem promovida pelo clube no Mineirão. No duelo entre o Time Mágico de 2003 e o Cruzeiro Master, em celebração aos 15 anos da conquista do Campeonato Mineiro, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, o ídolo eterno foi o responsável por dar o pontapé inicial da partida no gramado do Gigante da Pampulha.

Na oportunidade, Nogueirinha foi até o centro do campo acompanhado do também ídolo Dirceu Lopes e foi aclamado pela Nação Azul presente no estádio.

O corpo de Nogueirinha será velado no Velório 2 do Cemitério Parque Renascer, em Contagem-MG, a partir das 14h desta quinta-feira. O sepultamento acontecerá nesta sexta-feira, 11 de janeiro, às 11h, no mesmo local.

O Cruzeiro Esporte Clube manifestou condolências à família e amigos do ex-atlea do agradecendo por tudo que Nogueirinha fez com a camisa cruzeirense.