Maior de Minas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cruzeiro tem duelo difícil nas oitavas de final da Libertadores: River Plate

As datas dos duelos serão nos dias  23 e 25 de julho, a ida,  enquanto a volta será nos dias 30 de julho e 1º de agosto. O time mineiro terá o direito de decidir a classificação em casa

Em 2015, a Raposa eliminada  pelo atual campeão da América nas quartas de final daquela Libertadores- (Foto: Reprodução / Arquivo)
Escrito por

O destino do Cruzeiro nas oitavas de final da Libertadores foi traçado. A Raposa vai encarar um velho conhecido no primeiro mata-mata da competição sul-americana: O River Plate-ARG, atual campeão da América, com quem já decidiu três torneios sul-americanos. 

O time brasileiro conheceu seu rival nesta fase da Liberta no sorteio realizado na noite desta segunda-feira, 13 de maio, na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. E encarar o detentor da Libertadores configura um dos confronto mais complicados entre os times brasileiros. O outro duelo com peso imenso é entre Athletico-PR e Boca Juniors. 

Os jogos de ida das oitavas estão marcados para 23 e 25 de julho, enquanto os de volta serão nos dias 30 de julho e 1º de agosto. A confirmação das datas será feita nesta terça-feira pela. Conmebol. Os mineiros terão o direito de decidir sua sorte na competição em casa, por ter melhor campanha.


O Cruzeiro terá o direito de jogar em casa, caso avance, até a semifinal, pois ficou em lado oposto ao do Palmeiras, melhor campanha do torneio. Passando de fase, o time de Mano Menezes poderá encarar San Lorenzo ou Cerro Porteño nas quartas de final e, seguindo até às semis, pode ter pela frente LDU, Olímpia, Athletico ou Boca Juniors. A final da Libertadores de 2019 será em jogo único, a ser disputado no Chile, em Santiago, no dia 23 de novembro.

Histórico positivo, mas eliminação recente


Contra o River Plate, o Cruzeiro tem um histórico positivo em decisões, pois foi em cima dos argentinos que venceu sua primeira Libertadores, em 1976. Outra decisão sul-americana entre os dois aconteceu 15 anos depois, em 1991, quando a Raposa ganhou a Supercopa da Libertadores sobre o rival. Já em 1998, o time celeste voltou a ganhar um título sobre o River, quando decidiram a Recopa Sul-Americana daquele ano. Os mineiros derrotaram o time argentino nos jogos de ida e volta por 2 a 0 no Mineirão, e 3 a 0 no Monumental de Nuñez.

Cruzeiro e River já disputaram 14 jogos, com 10 vitórias cruzeirenses e 4 derrotas. Nunca empataram na história do confronto.

Apesar de poder decidir em casa a vaga no Mineirão, o Cruzeiro tem uma eliminação recente para o River, em 2015 que ainda traumatiza o torcedor estrelado, , quando venceu em Buenos Aires por 1 a 0, mas perdeu em BH por 3 a 0, dando adeus ao sonho do tricampeonato da América ainda na quartas de final da competição.

Confira todos os duelos as oitavas de final da Libertadores

River Plate-ARG x Cruzeiro
Godoy Cruz-ARG x Palmeiras
Emelec-EQU x Flamengo
LDU-EQU x Olimpia-PAR
Athletico Paranaense x Boca Juniors-ARG
Nacional-URU x Internacional
Grêmio x Libertad-PAR
 San Lorenzo-ARG x Cerro Porteño-PAR