Maior de Minas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cruzeiro se reúne com organizadas para tratar de regras da Libertadores

O time celeste quer evitar quaisquer transtornos envolvendo sua torcida para evitar possíveis punições da Conmebol quanto ao comportamento nos jogo da Raposa

O clube celeste teve a reunião com as organizadas para evitar transtornos que causem punições ao Cruzeiro na Libertadores-Vinnicius silva/Cruzeiro
Escrito por

O Cruzeiro está tomando todas as medidas possíveis para não ter problemas dentro de e fora de campo para a disputa da Libertadores da América. A estreia da Raposa na competição sul-americana será no dia dia 7 de março, às 19h, diante do Huracán, em Buenos Aires, na Argentina. Neste duelo e em todos os compromissos da Raposa pelo torneio continental, tanto em seus domínios quanto fora de casa, o clube e seus torcedores não poderão realizar ações específicas dentro e fora de campo, de acordo com regras determinadas pela Conmebol.

E para esclarecer todas as normas e proibições, o Cruzeiro reuniu, na na Toca da Raposa II, representantes de sete torcidas organizadas (Máfia Azul, Geral Celeste, China Azul, Pavilhão Independente, Cachazeiros, Torcida Jovem do Cruzeiro e Torcida Fanati-Cruz), do Estádio Mineirão e também de setores da equipe celeste envolvidos nas partidas. O encontro foi ministrado pelo Advogado e Ouvidor do clube, Edison Travassos, que também é o interlocutor do time celeste junto à Conmebol.

Um dos pontos mais importantes abordados foi a responsabilidade imputada ao Cruzeiro em caso de descumprimento das regras, tanto de ações feitas pelo Clube quanto pelo torcedor. Entre as sanções impostas, a Raposa está sujeita à multa, perda de mando de campo e outras punições ainda mais graves.

Proibições

Entre as medidas vetadas está a conhecida “Rua de Fogo”. Tradicional em jogos do Cruzeiro no Mineirão, a ação consiste em receber o ônibus da equipe com sinalizadores e outros produtos pirotécnicos. A proibição é uma forma de proteger o torcedor de possíveis acidentes. Durante a reunião, também foi mencionado o impedimento do acesso de torcedores embriagados nos estádios.

Por parte do clube, o Cruzeiro também não poderá realizar shows pirotécnicos nos estádios, como de costume. Também não estão autorizadas ações com utilização de luzes e gases dentro e fora de campo.

Outras iniciativas vedadas:
- Atirar objetos no gramado;
- Bombas, apitos e guarda-chuvas;
- Rolos de papel, papel picado e laser;
- Músicas que incitam o vandalismo ou outros tipos de violência;
- Repressão aos árbitros, tanto no lado externo quanto interno dos estádios;
- Utilização de fogos de artifício no hotel das equipes adversárias;
- Bandeirões.

E o que pode?

Em relação às bandeiras, estão liberadas aquelas que tiverem até dois metros, mas sem o mastro, bandeirolas de até 1,5 metro e tirantes de 90 cm, com espaçamento de cinco metros entre elas.

Nomeado “Delegado” do Cruzeiro em relação aos assuntos da Conmebol, Edison Travassos é o interlocutor entre o clube e a entidade e tem como obrigação averiguar se todas as normas estão sendo cumpridas. Segundo ele, a reunião desta tarde serviu para que todos saibam onde cada um pode contribuir com o sucesso do espetáculo.

-Nosso intuito era conscientizar que cada um tem sua responsabilidade no evento. Estamos todos juntos em prol do Cruzeiro. Podemos receber multas pesadas e sanções que podem envolver desde desconto de valores na cota de participação na Libertadores a até mesmo jogar de portões fechados e desclassificação do torneio. Queremos fazer um jogo que seja ótimo antes, durante e depois da partida- Edison Travassos.

Também presente no encontro, o Gerente de Marketing e Relacionamento com o Torcedor, Leandro Freitas, destacou o papel importante das torcidas organizadas na reunião.

-Todas essas penalidades podem atingir o clube. As nossas torcidas organizadas são partes importantes nas partidas e nos ajudam a fazer uma festa bonita nos duelos. Então é necessário que todos saibam o que está autorizado a ser feito para que possamos realizar um bom jogo dentro das quatro linhas e também nas arquibancadas- declarou.