Maior de Minas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cruzeiro recupera certificado de clube formador

A Raposa estava sem o título desde julho de 2020 quando não conseguiu os pré-requisitos propostos pela CBF

O time celeste volta a figurar no grupo de clubes com o certificado de formador de atletas-(Foto: Divulgação)
Escrito por

O Cruzeiro teve uma notícia boa nesta segunda-feira, 21 de junho. A Raposa informou que recebeu de volta a confirmação da Confederação Brasileira de Futebol (VBF) de que o processo de Certificação de Clube Formador foi aprovado.

O Certificado é emitido pela CBF com base na Lei Pelé. Para obtê-lo, o Cruzeiro precisou cumprir pré-requisitos como ter plano de treinamentos para cada categoria, oferecer alimentação, saúde, educação e outras condições básicas aos atletas, além de participar de competições oficiais.

Com o título de Clube Formador, o Cruzeiro assegura alguns direitos sobre os atletas formados, como a participação no lucro de uma transferência futura, indenizações e a preferência no momento de profissionalização dos garotos.

A equipe mineira perdeu o certificado em julho do ano passado, quando não cumpriu os itens obrigatórios exigidos pela CBF e teve de remodelar sua base para voltar a receber o selo de clube formador.

Para o Diretor Executivo das categorias de base estrelada, Gustavo Ferreira, esta é uma conquista da instituição que conta com grandes profissionais em todas as áreas.

-Ficamos muito satisfeitos de poder recuperar o Certificado de Clube Formador do Cruzeiro. Um Clube dessa grandeza com tamanha história na formação de atletas não pode não ser reconhecido como formador. Isso é fruto da dedicação de muitos setores e colaboradores do Clube. É reflexo da organização do Cruzeiro e da forma profissional com que hoje se enxerga as categorias de base-disse.

Já Sérgio Santos Rodrigues acredita que a recuperação do Certificado coroa o esforço dos profissionais do Clube na resolução de mais uma pendência importante herdada de gestões passadas.

-A conquista do Certificado de Clube Formador é resultado do trabalho forte e responsável que vem sendo desenvolvido em diversas frentes aqui no Cruzeiro. A falta da certificação foi mais um problema que herdamos de gestões passadas. Pegamos um Clube com sérias dificuldades em todas as áreas, sabíamos disso desde o começo. Mas, também, tínhamos e continuamos tendo a real noção do nosso importante compromisso de recolocar o Cruzeiro nos trilhos. É algo que demanda tempo e paciência, mas, aos poucos, o resultado vai aparecendo. O caminho é longo, mas vamos continuar trabalhando com muita dedicação e profissionalismo para recuperar a força reconhecida da nossa paixão maior que é o Cruzeiro Esporte Clube-ressaltou o presidente do Clube.