Maior de Minas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Mineirão lança canal para receber denúncias de racismo e injúria racial

Iniciativa do estádio visa evitar ocorrências negativas como as do clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG, quando dois atleticanos atacaram um segurança do estádio de forma injuriosa

A repercussão da injúria gerou uma série de ações por parte do Mineirão para combater essa moléstia social- (Reprodução/Twitter)
Escrito por

O Mineirão anunciou, no Dia da Consciência Negra, a criação de um canal para que os torcedores possam enviar denúncias de crimes de discriminação ou preconceito racial presenciados no estádio. A partir deste domingo (24), quando Atlético-MG e Athlético/PR se enfrentam, o frequentador do estádio que sofrer ou perceber casos de racismo ou injúria racial poderá enviar um e-mail para racismonao@estadiomineirao.com.br relatando o fato. Todas as informações serão repassadas para que os órgãos competentes tenham conhecimento e procedam com as devidas investigações.

A iniciativa surge após os incidentes no clássico Cruzeiro e Atlético-MG, disputado no dia 10 de novembro, quando dois torcedores do Galo atacaram verbalmente um segurança do estádio, cometendo injúria racial.

-Entristece-nos o alto índice de casos de racismo registrados no futebol. Além de levantar a discussão sobre esta realidade em um dia tão importante, com o novo canal de denúncia pretendemos lutar contra o silêncio. O Mineirão é um espaço plural e crimes de discriminação devem ser combatidos todos os dias do ano- ressalta a gerente de Relações Institucionais do Mineirão, Ludmila Ximenes.

Como forma de refletir e promover o diálogo sobre um tema tão importante para a sociedade, durante o Dia Nacional da Consciência Negra foram publicadas nas redes sociais do Mineirão dados que refletem como a discriminação racial está presente no meio do futebol. O estádio lembrou, entre outros dados, que somente este ano 44 casos de racismo já foram cometidos no futebol brasileiro, segundo o Observatório da Discriminação Racial no Futebol.

O canal de denúncia do Mineirão contra crimes de discriminação racial será divulgado constantemente nos meios de Comunicação do estádio, como telões nos dias de partidas, redes sociais e site oficial do estádio.

Qual a diferença entre Injúria Racial e Racismo?

A lei 7.716, que define crimes de racismo, foi sancionada em 5 de janeiro de 1989. Segundo a lei, serão punidos "os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Já a injúria racial está prevista no Código Penal, no artigo 140, parágrafo 3°.

A maior diferença entre os dois crimes é que o racismo acontece quando há uma discriminação contra uma coletividade e é inafiançável e imprescritível, enquanto a injúria racial ocorre quando há ofensa contra a dignidade de uma pessoa determinada.