Maior de Minas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Matemáticos da UFMG indicam que Cruzeiro tem 62% de queda no BR

O cálculo feito pelo departamento de matemática da universidade analisou as probabilidades da Raposa com seus jogos dentro e fora de casa 

O time mineiro está na 17ª posição, com 19 ponos e só terá chance de sair do Z4 na rodada 24 do Brasileirão-(Pedro Chaves/ Lightpress/ Cruzeiro)
Escrito por

A situação do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro se torna mais perigosa com a passagem do segundo turno. Em 17º lugar na classificação com 19 pontos, a Raposa é o primeiro time na zona do rebaixamento. E, de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG), o risco de queda do time celeste para a Série B em 2020 é alto.

Os matemáticos da universidade calculam que o Cruzeiro tem 62,5% de chances de jogar a segunda divisão em 2020. O risco cruzeirense aumentou depois da derrota da derrota para o Goiás, por 1 a 0, no Serra Dourada, na segunda-feira, 30 de setembro, em duelo da 22ª rodada.

No levantamento feito na UFMG até o CSA, que voltou à Série A em 2019, tem menos riscos de queda do que a Raposa. O time alagoano conta com 60,5% de chances de voltar à Série B.

O momento azul é tão complicado que time só poderá deixar o Z4 do Brasileiro daqui a duas rodadas, caso vença Internacional no sábado, 5, e o Fluminense, na quarta-feira, 9, ambos no Mineirão. O Tricolor Carioca, 16º colocado, está com 22 pontos e ainda tem a vantagem de duas vitórias a mais em relação do time mineiro. Quantidade de triunfos contam como critério de desempate no Brasileiro.

O aproveitamento do Cruzeiro nesta edição do Brasileiro é de 28,8% e o cálculo dos matemáticos para indicar as chances de título e queda se embasam elementos como o número de jogos em casa, fora e os rivais que as equipes irão enfrentar.

Ainda de acordo com a UFMG, a pontuação segura que manterá um time na primeira divisão é de 49 pontos. Abaixo desse número, o risco de queda é real, apesar da baixa probabilidade. Até com 45 pontos, uma equipe pode se livrar da segunda divisão. Como o futebol do Cruzeiro não inspira confiança, pensar em 45 pontos é algo mais real. Logo, a Raposa terá de fazer 26 pontos nas próximas rodadas para evitar a primeira queda à segundona em sua história.

Veja o risco de cada clube de queda à Série B segunda a UFMG

Avaí - 82,6%
Chapecoense – 81,3%
Cruzeiro – 62,5%
CSA – 60,5%
Fluminense – 36,4%
Ceará – 28,2%
Fortaleza – 18,4%
Vasco – 16,8%
Botafogo – 8%
Atlético-MG – 2,2%
Goiás – 2%