Maior de Minas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cruzeiro na Liberta: único brasileiro que nunca caiu na fase de grupos

Em 16 participações, o time mineiro nunca foi eliminado na disputa de grupos na história da competição sul-americana

O time celeste sempre se superou quando estava prestes a ser eliminado na fase de grupos, como em 2018, ao se recuperar durante a competição-Alessandra Torres/Eleven
Escrito por

O Cruzeiro possui muita história na Libertadores da América. Além dos dois títulos da competição, em 1976 e 1997, o time celeste é muito constante no torneio sul-americano tendo boas apresentações e com uma marca muito importante em sua trajetória na disputa continental. É o único clube brasileiro, e desta atual edição da Libertadores, que nunca foi eliminado na fase de grupos desde a sua primeira participação, em 1967.

Esse retrospecto positivo da Raposa credencia o clube mineiro a sonhar com voos altos na Libertadores 2019, aumentando a esperança do seu torcedor em buscar o tricampeonato da América, um sonho que vem sendo alimentado há alguns anos pela equipe estrelada.

O histórico vencedor do Cruzeiro na Libertadores aparece também quando o time está em situações difíceis na competição. Dois exemplos positivos são as Libertadores de 1997, quando o time celeste perdeu os três primeiros jogos em seu grupo, composto por Grêmio, Alianza Lima e Sporting Cristal. A classificação era dada como impossível, quando o time comandado por Paulo Autuori na época buscou três vitórias e iniciou uma arrancada que culminou no bicampeonato, na final contra os peruanos do Sporting Cristal.

Outro exemplo, este mais recente, que anima o cruzeirense da força do time na fase de grupos é a disputa de 2018. O início da equipe de Mano Menezes no grupo com Racing, Universidad de Chile e Vasco da Gama foi muito fraco. Nos três primeiros jogos a Raposa perdeu para o Racing, fora de casa, empatou com o Vasco em casa, e houve nova igualdade contra a La U, no Chile, somando apenas dois pontos para o time em nove disputados.

A reação começou no jogo seguinte, pela quarta rodada, diante da La U outra vez, em BH, com uma goleada de 7 a 0, seguidas por vitórias contra o Vasco, fora de casa, e Racing, no Mineirão.

O poderio do Cruzeiro na fase de grupos é tão grande que nenhum time brasileiro conseguiu este feito, nem os maiores campeões nacionais do torneio, Santos, São Paulo e Grêmio. Entre os brasileiros, o Flamengo é o que mais caiu na fase de grupos da Libertadores. Em 11 participações, ficou na fase de grupos cinco vezes.

O Cruzeiro quer impor seu jogo e usar sua rica história na Libertadores para estrear bem na competição, fora de casa, contra o Huracán-ARG, nesta quinta-feira, à partir das 19h, no Estádio El Palácio, em Buenos Aires.