Maior de Minas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Filme documentário “Em busca da história do Cruzeiro” é o campeão do Festival Cinefoot

O filme celebra os primórdios do Palestra Itália, nome que batizou a Raposa em sua fundação, no ano de 1921

A história do Palestra Itália de Minas gerou comoção e a conquista do Festival Cinefoot-(Divulgação)
Escrito por

Os cerca de 40 profissionais que trabalharam no projeto, além de uma legião de quase 9 milhões de torcedores tiveram motivos para comemorar nessa quinta-feira, 09/12, após o anúncio de que o filme documentário “Em Busca da História do Cruzeiro” é o campeão da 12ª edição do Festival de Cinema de Futebol – CINEFOOT. A obra, dirigida por Gustavo Nolasco e André Amparo, mostra os primórdios da história do Palestra/Cruzeiro e foi premiada como o melhor filme da mostra competitiva internacional de longas-metragens.

A escolha foi por votação do júri popular, e o filme sobre o Cruzeiro disputou com oito produções do Brasil, Chile, Espanha, Argentina, México e Inglaterra. Em segundo lugar na categoria longa-metragem do CINEFOOT ficaram outros dois filmes brasileiros, com o “O Vice de Ouro”, do diretor Nícollas de Oliveira, e, em terceiro, “Invictos - O Título da Lusa na Copinha de 1991”, de Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento.


-A programação do CINEFOOT é rica, plural e caracterizada pela diversidade exatamente por abrigar os mais variados prismas da abordagem audiovisual sobre o futebol: as faces esportiva, humana, social, histórica e cultural. E “Em Busca da História do Cruzeiro” teve a capacidade de reunir todos estes olhares, se transformando numa obra indispensável para quem ama o futebol, sendo ou não cruzeirense- disse Antônio Leal, idealizador e diretor do festival Cinefoot.

Presidente do Instituto Palestra Itália, Lidson Potsch Magalhães celebrou a conquista do projeto, que foi realizado pelo IPITA, em parceria com o Instituto Vivas e viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.

-É uma alegria imensa para nós saber que um projeto como esse foi premiado no festival, que é o principal na América Latina. Essa premiação é resultado de um trabalho maravilhoso, feito com muita dedicação por toda a equipe. Foram muitos meses de trabalho, e em meio aos desafios de uma pandemia. Parabéns a todos os profissionais, aos competentíssimos diretores e também a torcida, que tem agora esse importante legado- afirmou.

Em Busca da História do Cruzeiro é um mergulho nos acervos e memórias do Palestra Itália / Cruzeiro Esporte Clube, fundado em 1921 por operários, jogadores, torcedores e imigrantes italianos que queriam ter um time para chamar de seu. O filme também é uma das ações que marcam o primeiro Centenário da instituição.

Torcedores, ídolos, ex-jogadores, cronistas e historiadores são os personagens que recontam, com revelações emocionantes e inéditas, a trajetória de superação de preconceitos e perseguições e as conquistas que transformaram o Palestra Itália no multicampeão Cruzeiro, o maior clube de Minas Gerais.

A produção do filme contou com uma equipe de mais de 40 profissionais e colaboradores, e gerando empregos diretos no setor audiovisual.

Com realização do Instituto Palestra Itália, Instituto Vivas, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal, o filme foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio da Construtora Uni, do Grupo Sada, da Nova Safra Food Service e da Vilma Alimentos, além de uma dezena de torcedores cruzeirenses que doaram via dedução do imposto de renda de pessoa física.

Veja aqui o filme: https://bit.ly/3g7EgQx