Maior de Minas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Cruzeiro
escudo default
2
1
escudo default
Uberlândia

Fábio pega pênalti e garante a vitória do Cruzeiro sobre o Uberlândia

Em um jogo ruim da Raposa no Mineirão, o goleiro celeste salvou os três pontos do time azul, que voltou a vencer no Campeonato Mineiro

A Raposa teve muitas dificuldades diante da equipe do Triângulo Mineiro-(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)
Escrito por

Com muitas dificuldades, o Cruzeiro venceu o Uberlândia por 2 a 1, gols de Pedro Bicalho e Arthur, para a Raposa, com Jhuliam descontando para o time do Triângulo Mineiro. O resultado só foi possível com uma defesa de pênalti do goleiro Fábio aos 47 minutos do segundo tempo após uma falta cometida pelo lateral Valdir na área celeste. Foi a 29ª cobrança defendida pelo goleiro cruzeirense. 

O duelo marcou a reestreia de Marcelo Moreno no Cruzeiro. Mesmo sem ritmo de jogo, o atacante mostrou que poderá ajudar o clube azul, pela disposição e força física dentro da área adversária. Ele não marcou gol, mas participou do primeiro tento, além d estar presente nas principais jogadas de ataque.

Para o Uberlândia, o resultado foi amargo, pois teve chances até de sair vitorioso de campo, ou pelo menos com um empate, não fosse a perda do terceiro pênalti na competição. O Verdão caiu para a oitava colocação. A Raposa, subiu para o quarto lugar, com 14 pontos, mas poderá perder a posição ao fim da rodada.

No geral, o time de Adilson Batista não fez um bom jogo, tendo muitas dificuldades em articular as jogadas de ataque, além de uma jornada ruim dos laterais, Valdir, pela direita, e João Lucas, na esquerda, virando alvo da torcida,

Os três pontos foram importantes para o Cruzeiro retomar o caminho das vitórias, mas o alerta na Toca da Raposa está ligado com o desempenho em campo, ainda aquém neste Estadual.

Vontade forte no início

O Cruzeiro começou bem a partida, indo para cima do Uberlândia, mas um pouco na empolgação, tendo pouca organização nas jogadas. A Raposa teve sua melhor força na etapa inicial pelo meio de campo, já que nas laterais o time não funcionou bem. João Lucas e Valdir não estavam em boa tarde.

Expectativa de ver Marcelo Moreno

Mesmo em uma tarde chuvosa, o torcedor do Cruzeiro compareceu em bom número para ver a estreia da terceira passagem de Moreno pela Raposa. E, o boliviano não decepcionou, buscando jogo, se movimentando, apesar de ainda estar fora do ritmo ideal.

Jogada de Moreno, gol de Pedro Bicalho

Em um dos poucos momentos que a parceria Maurício-Marcelo Moreno funcionou, saiu o gol celeste. O meia tocou de cabeça para Moreno, que cruzou bem para o gol do jovem volante. Raposa na frente no Mineirão.

João Lucas e Valdir em tarde ruim

Um das forças do Cruzeiro em ter Marcelo Moreno no ataque é poder alimentar o atacante na área pelos lados do campo. Porém, tanto Valdir, na direita, e principalmente João Lucas, na esquerda, não conseguiam dar seguimento às jogadas ofensivas e ainda tinha dificuldades defensivas.

Na volta do segundo tempo, Moreno cria novo perigo

A disposição de Marcelo Moreno em campo era evidente. Ele conseguiu criar mais um lance de perigo para o Uberlândia.

Uberlândia aperta a Raposa

O time do triângulo deixou a postura defensiva do primeiro tempo e resolveu ir para o ataque e acabou criando bons lances. A nova forma de jogar foi recompensada.

Vacilo da defesa celeste...Mais uma vez. Gol do Uberlândia

A bola aérea no Cruzeiro tem sido um dos pontos fracos do time azul. Porém, nem os ajustes feitos por Adilson Batista deram certo e o atacante Jhuliam, sozinho, sem se esforçar para subir entre a zaga do Cruzeiro, cabeceou e empatou a partida.

Três volantes são necessários?

Adilson Batista não esqueceu alguns cacoetes de lado na sua vida de treinador. Um deles, é sempre armar seu meio de campo com três volantes, mesmo não tendo peças que saibam jogar na defesa e ataque ao mesmo tempo no atual elenco cruzeirense. Apesar da deficiência, o treinador insiste em manter seu estilo de jogo e começa a perder o crédito dado a ele pela remontagem do elenco estrelado.

Não atacou bem e passou “aperto” na defesa

Dos 15 aos 25 minutos do segundo tempo, o Uberlândia controlava o jogo e o Cruzeiro tinha de se “virar” para evitar os ataques mais perigosos do Verdão. A torcida se impacientou e começou a pegar no pé do lateral João Lucas, que não conseguia acertar quase nada em campo.

Dois pontas, dois centroavantes. Adílson busca o gol da vitória

O treinador do Cruzeiro mostra que é mais reativo do que proativo na condução do Cruzeiro. Ao optar por uma escalação mais defensiva de início, teve de reagir após o gol do Uberlândia e abriu o time de vez, colocando dois pontas, Welinton e Caio, além do centroavante Vinicius Popó, que ficou disputando espaço com Marcelo Moreno. A tentativa era de conseguir pelo menos o resultado, pois o desempenho em campo foi ruim.

Arthur tira o Cruzeiro do sufoco

Em uma pressão desorganizada, o Cruzeiro jogava a bola na área do Uberlândia. Em uma dessas jogadas, conseguiu o escanteio e na cobrança, o zagueiro Arthur, alivia o torcedor celeste na tarde chuvosa em BH.

Valdir comete pênalti, mas Fábio garante os três pontos da Raposa

O jovem lateral não estava em uma tarde feliz. Sem acertar nada no ataque, ainda comprometeu na defesa. Em um lance bobo, cometeu pênalti em Wandinho, do Uberlândia. Diogo vai para a cobrança e Fábio garante outro “bicho” para a Raposa no fim da partida. Foi o 29º pênalti defendido pelo arqueiro celeste.

Agenda dos clubes

O Cruzeiro terá o seu maior desafio na temporada até aqui, quando enfrentará o Atlético-MG, sábado, 7 de março, às 19h, no Mineirão, pela oitava rodada do Campeonato Mineiro. Antes, na quarta-feira, 4, a Raposa terá pela frente o Boa Esporte em duelo da segunda fase da Copa do Brasil, em Varginha. Já o Uberlândia recebe a URT, domingo, dia 8, às 10h, no Parque do Sabiá.


FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO 2 x 1 UBERLÂNDIA
Data-hora: 1º de março de 2020, às 16h(De Brasília)
Estádio: Mineirão, Belo Horizonte(MG)
Árbitro: Marco Aurélio Augusto Fazekas
Assistentes: Marcus Vinicius Gomes e Felipe Alan Costa de Oliveira
Cartões amarelos: Filipe Machado(CRU)
Cartões vermelhos: -
Público e renda: não divulgados

Gols: Pedro Picalho, aos 10’-1ºT(1-0), Jhuliam, aos 12’-2ºT(1-1), Arthur, aos 43’-2ºT(2-1)


CRUZEIRO: Fábio; Valdir, Arthur, Léo e João Lucas; Filipe Machado, Jadsom(Caio, aos 14’-2ºT0 e Pedro Bicalho(Vinicius Popó, aos 37’-2ºT); Maurício, Everton Felipe(Welinton, aos 31’-2ºT) e Marcelo Moreno. Técnico: Adílson Batista


UBERLÂNDIA: Rafael; Joazi., Rogério, Plínio e Fábio Alves; Jô, Leandro Salino e Diogo Peixoto; Luizinho(Lucas, aos 40’-2ºT), Jhulliam(Thiago, aos 37’-2ºT) e Dija Baiano(Wandinho, aos 27’-2ºT). Técnico: Luizinho Lopes