Maior de Minas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Dos 100 gols na base à multa de 100 milhões de euros: Popó abre jogo ao L!

Antes da final da Copa do Brasil Sub-20, joia celeste projeta duelo contra o Palmeiras, fala sobre renovação com a Raposa, concorrência no Cruzeiro e relação com o elenco

Vinícius Popó estará em campo no primeiro jogo da final da Copa do Brasil Sub-20, nesta sexta-feira (Foto: Gustavo Aleixo / Cruzeiro E.C)
Escrito por

Apelido de campeão, Vinícius Santana da Silva já tem. É cedo para falar que o jogador terá tanto sucesso quanto Acelino Freitas, pugilista brasileiro dono de quatro títulos mundiais, mas os números da promessa chamam atenção. Desde que chegou a Belo Horizonte, em 2014, o Popó do Cruzeiro soma 128 gols em 165 jogos pela base celeste, e em janeiro, aos 17 anos, foi o artilheiro da Raposa na Copa SP de Futebol Júnior 2019 - com cinco gols.

O sucesso na competição de base o credenciou para estrear como profissional, no Campeonato Mineiro deste ano.  Já na maior idade (o atleta fez aniversário em fevereiro), e experimentado no time principal - pelo qual o jovem centroavante fez três jogos - Vinicius Popó teve o contrato renovado no início de abril. O acordo recente vale por cinco anos, até 2024, e inclui uma multa de 100 milhões de euros para transferências para o exterior. 

- Fico muito feliz por esta renovação. O Cruzeiro mais uma vez me dando oportunidade e acreditando no meu futebol. Agora espero, dentro de campo, retribuir com gols, assistências e títulos. A multa é algo que não posso ficar pensando. Tenho que fazer o meu papel para ter valor pelo que fizer nas partidas, sem levar qualquer tipo de peso - comentou a promessa cruzeirense sobre os valores da negociação. 

O próximo desafio do atacante nascido em São José do Rio Preto (SP), é a final da Copa do Brasil Sub-20. Nesta sexta-feira, no primeiro jogo da decisão contra o Palmeiras, às 19h15, no Allianz Parque, o paulista de 18 anos busca dar um passo importante para o que pode ser o título mais expressivo da trajetória na base mineira até aqui.

- O Palmeiras é um time muito bom e qualificado, mas nós somos também. Vamos em busca de um bom resultado fora de casa para na volta buscar o título. Não jogamos contra eles este ano, mas conhecemos bem. Sabemos das dificuldades, mas vamos lutar por este título.

Para chegar à finalíssima da competição, a equipe mineira superou o Flamengo na semifinal. Depois do empate em 1 a 1 na Arena do Calçado, em Nova Serrana (MG), o Cruzeiro goleou o Rubro-negro na volta por 4 a 1, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ). O segundo gol, o da virada azul, veio num contra-ataque que Popó iniciou e concluiu. Na comemoração, o jovem fez jus ao apelido - ganhando na infância pela semelhança com o homônimo do Boxe - e mostrou sua "guarda". O atacante falou sobre a novidade na comemoração:

Popó comemora contra o Flamengo &nbsp;"a la"...Popó <br>(Foto: Reprodução/Sportv)

- A homenagem foi para o Acelino Popó mesmo e espero, assim como ele fez no boxe, deixar essa marca no futebol. Agora vai ser minha marca registrada no futebol.

L: O Cruzeiro é um clube que prefere deixar o jogador amadurecer antes de lançá-lo com mais frequência no time principal. É raro ver um jogador de 18 anos fazendo jogos em sequência como titular da Raposa, como acontece em outros clubes. O que você acha dessa postura?

Vinícius Popó: É algo gradativo e de paciência. É um processo natural, um passo de cada vez e sou muito novo. Tenho que procurar observar a todos, evoluir, corrigir os erros e aprimorar o que tenho de bom. Muitos atletas já sobem achando que vão jogar e já estão em condições disso, mas o profissional é diferente. Eu vejo o quanto já melhorei e o quanto esse período me fez estar mais preparado, mesmo com poucos jogos, mas com os treinos diários. Tenho que fazer a minha parte que as oportunidades vão aparecer e estarei preparado para ajudar o Cruzeiro.

Você encontra uma concorrência forte no time “de cima”. Na sua posição, o Cruzeiro tem Raniel, Sassá, além do Fred. Pensa em ser aproveitado efetivamente já neste ano, no próximo semestre? Se não, quais os projetos para o futuro próximo? Cogita um empréstimo para pegar experiência?

A concorrência é forte, são grandes jogadores na posição, mas estou trabalhando para estar bem quando a chance chegar. É um passo de cada vez, evoluindo e em busca do melhor. Ainda estou novo, mas sei das minhas qualidades para estar no elenco principal, tanto que subi após a Copinha para fazer parte do grupo. O futuro ainda é muito cedo, quero fazer história no Cruzeiro, poder jogar este ano e construir meu nome no clube.

O possível título da Copa do Brasil Sub-20 aumentaria suas credenciais para lutar por uma vaga no time principal?

Ainda não sei sobre as oportunidades no profissional em caso de título aqui, mas estou dando o meu melhor para evoluir e estar bem sempre. Os treinamentos com o profissional têm me ajudado muito e mantenho o ritmo de jogo na base. É um processo natural, por ainda ser jovem e estar em começo de carreira. Tenho que estar preparado para agarrar a oportunidade quando ela aparecer.

Durante o Campeonato Mineiro, principalmente, você apareceu em alguns stories do “Rei” Fred, e todo o elenco brincava muito com você. Como é ser o mais jovem de um grupo tão experiente e vencedor, com nomes como Thiago Neves, Robinho, Rodriguinho e Fábio?

Fico feliz por todos terem me recebido bem, solto para conversar com o pessoal e à vontade no dia a dia. O Fred me ajudou dentro e fora de campo, com liberdade para interagir com o pessoal. O Léo também me ajudou muito, Lucas Silva e fico feliz por estar com eles e receber esse apoio no início. Eles já passaram por isso e podem transmitir experiência e conhecimentos. Espero ajudar da melhor forma e ganhar muitos títulos como eles, como já foi no Campeonato Mineiro.

Nos famosos “stories”, deu para notar um carinho especial do Fred por você. Como é a relação de vocês? Dentro de campo, quais as qualidades dele em que você mais se inspira?

É legal esse carinho dele por mim, me ajudando dentro e fora de campo. É muito experiente e ganhou títulos por onde passou, representando o Brasil em Copas do Mundo também e na Europa. Fico vendo ele para observar o que faz, fazendo parede, movimentação e é um cara que me inspiro muito, pelo jeito de jogar e como pessoa. Espero, assim como ele, fazer muitos gols como ele fez e ainda faz.

Atualmente, há uma pergunta inevitável para os jovens que despontam no Brasil: você tem o sonho de jogar na Europa? Se sim, qual o clube em que você mais se imagina jogando?

Todo jogador pensa em um dia estar na Europa, mas tem que ser passo a passo. Quero primeiro fazer muitos gols no Cruzeiro, clube que me ajudou desde criança e que tenho um enorme carinho. Quero fazer muitos gols e buscar títulos com essa camisa enorme. A gente sempre pensa nos grandes da Europa, mas não adiante pensar nisso sem antes fazer a minha parte aqui no Cruzeiro.

Você comentou em algumas oportunidades que seu ídolo no futebol e na posição de centroavante é o Luis Fabiano, ex-jogador do São Paulo e da Seleção Brasileira. De onde vem essa idolatria? Quando foi que você o escolheu como exemplo a ser seguido?

Via muitos jogos do São Paulo e me espelhava no Luis Fabiano. É um cara matador, que faz muito gol e por isso sou fã dele. Foi muito bem na Europa também e escreveu sua história na Seleção Brasileira.

O Brasil vive um momento muito ruim na seleções de base, com a sub-17 e a sub-20 muito mal nos últimos sul-americanos. Vocês, garotos da base, conversam entre si sobre o assunto? Aos 18 anos, como estão as expectativas para vestir a camisa da Seleção sub-20 do Brasil?

Realmente a fase não é boa, os resultados não foram bons, mas o Brasil é um celeiro de craques e isso logo vai passar. Cada um, apesar de muitos jovens, tem criado essa consciência. Representar o Brasil é algo muito grande e temos que nos preparar para isso. Quem estiver lá vai dar o seu melhor para reverter isso. Tenho este sonho sim, trabalho para isso e, quando chegar minha oportunidade, vou dar o meu melhor para honrar essa camisa como deve ser.
-----                                                   

A segunda partida entre Cruzeiro e Palmeiras, pela final da Copa do Brasil Sub-20, acontece na próxima quinta-feira (16), no Estádio Independência, em Belo Horizonte. O horário do jogo ainda não foi definido.