Maior de Minas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cruzeiro revoluciona experiência com o Fan Token da Nação Azul

Produto inovador oferece mais transparência e a oportunidade de gerar novos negócios. Torcida pode adquirir NFT de Rafael Sóbis e Ariel Cabral

O torcedor da Raposa teve uma experiência diferente com o Fan Token da Nação Azul-(Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
Escrito por

Com o objetivo de dar mais um passo adiante no processo de reconstrução do clube e trazer o torcedor para mais perto da equipe, o Cruzeiro vai lançar em dezembro o Cruzeiro Fan Token (CRZ), com estrutura inédita no mundo do futebol. Com ele, o torcedor poderá participar ativamente de decisões importantes do cotidiano do clube, ajudar financeiramente a instituição e receber também recompensas exclusivas.

A expectativa é que a comercialização de tokens pode gerar até R$ 20 milhões em vendas. O produto terá opções para as diferentes classes sociais e a torcida poderá acessar serviços integrados e ainda concorrer a produtos oficiais.

“O Cruzeiro foi procurado por todas as empresas líderes deste mercado que é o mais aquecido no mundo no momento. Só que o modelo que o Cruzeiro se propôs a participar desde o início da gestão foi focado 100% em inovação e com o torcedor no centro de tudo. Escolher esta personalização com estrutura única é a maior prova da conexão entre clube e sua torcida. Vamos ter uma plataforma própria para aproximar ainda mais o torcedor ao programa de sócios, onde todos terão possibilidades diferentes do que outros torcedores quando o assunto é fan token. Ter a oportunidade de poder escolher um projeto que, ao mesmo tempo é financeiramente bom para o clube e também o melhor produto para o torcedor, é uma oportunidade muito boa”, comemora Sérgio Santos Rodrigues, presidente do Cruzeiro.

Por exemplo, o torcedor terá a opção de escolher a música do estádio, design do ônibus, participar do mecanismo de solidariedade na negociação de atletas, entre outras decisões mais estratégicas, de acordo com o nível de participação dentro da plataforma.

-O Cruzeiro buscou um modelo inédito no mundo com organização e consolidação com seu token. O Cruzeiro procurou se afastar do modelo tradicional sem muitos benefícios para criar um modelo próprio e exclusivo para o seu torcedor. Neste novo modelo, o Cruzeiro não está amarrado a nenhuma limitação e aos poucos a gente espera que o fan token substitua o programa de sócio torcedor. Além disso, esperamos que o torcedor possa ter o retorno de seu investimento-afirmou Rodrigo Moreira, Diretor de Marketing e Inovação do clube.

Este processo aumenta a visibilidade da marca e a lealdade dos torcedores e investidores, conectando parceiros de negócio e trazendo visibilidade para todos os envolvidos. Outra opção de participação no Cruzeiro Fan Token (CRZ) é a de ser um investidor da plataforma, que será administrada pela FAARO, plataforma digital que oferece gerenciamento de bens.

-O Cruzeiro Fan Token (CRZ) trará uma mudança estrutural para ajudar o clube a gerar novos negócios com mais transparência e sustentabilidade a longo prazo. O produto aproximará o torcedor cruzeirense que mora em qualquer lugar do planeta ao clube, gerando engajamento local e global. Os torcedores serão sócios do Cruzeiro Fan Token (CRZ)-explica Alisson Mendonça, fundador da FAARO.

-O Token da Nação Azul é um serviço 360 que vai agregar diversos elementos comuns ao amante de futebol, mas mais do que isso, será a oportunidade de aproximação com o clube por meio de uma plataforma integrada com infinitas possibilidades- conta Lucas Cardeal, CEO da Lunes, empresa de blockchain e parceira da FAARO no Cruzeiro Fan Token (CRZ).

Homenagem a Rafael Sóbis e Ariel Cabral: Para celebrar o início desta parceria serão comercializadas artes comemorativas em NFT de dois ídolos da Raposa: Rafael Sóbis, que vai se aposentar este ano, e Ariel Cabral, que encerrará seu vínculo com o clube.

O NFT (Non-Fungible Token) é um token não fungível, ou seja, um tipo de chave eletrônica criptográfica usada de forma única definindo originalidade e exclusividade.

Impacto social: Além de todos os benefícios para o Cruzeiro e sua torcida, o Token da Nação Azul será o primeiro no mundo a destinar 1% do valor arrecadado para projetos sociais em parceria com o Grupo Dadivar.

O grupo promove o desenvolvimento de organizações sem fins lucrativos, negócios de impacto social e programas de investimento social, tendo como diferencial uma equipe que é referência em compreender as necessidades e desafios das iniciativas sociais, sempre levando em consideração o contexto técnico-legal e econômico em que atuam.