Maior de Minas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Contratação, transferências e baixas: o Cruzeiro na parada da Copa

De olho no retorno do Brasileirão, Raposa tenta recuperar jogadores lesionados, acerta com atacante e empresta atletas do elenco. Confira o que aconteceu no clube celeste

(Foto: Vinnicius Silva / Cruzeiro)
Escrito por

A pausa para a Copa do Mundo serviu para o Cruzeiro trabalhar na recuperação de seus atletas, que vinham sofrendo com desgaste físico e lesões. Com direito a 10 dias de folga, entre 14 e 24 de junho, o elenco cruzeirense pôde combater o cansaço muscular. O departamento médico do clube mineiro esteve movimentado durante o período de parada do Brasileirão. 

Além de Fred e David, os atacantes Sassá e Raniel iniciaram tratamento para contusões. Sassá passou por uma cirurgia no joelho esquerdo e só voltará a campo em três meses. Raniel, com um edema na coxa esquerda começou a se recuperar, iniciando a transição para o trabalho com bola. Sem esses jogadores, a Raposa viveu uma escassez em seu ataque.

A diretoria do clube saiu em busca de outra peça no mercado para suprir a ausência dos atacantes. A única contratação do Cruzeiro durante a Copa do Mundo foi Hernán Barcos. O argentino deixou a LDU, do Chile, para reforçar a Raposa. Com a missão de fazer gols, o atleta espera a publicação de seu nome no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF para poder atuar no Campeonato Brasileiro, na Copa do Brasil e na Taça Libertadores. Além do acerto com Hernán Barcos, o Cruzeiro conseguiu renovar o contrato de empréstimo do volante Lucas Silva, junto ao Real Madrid, por um ano.

A Raposa tem buscado outros jogadores no mercado, mas tem encontrado dificuldades para achar nomes que se adequem ao perfil almejado e também ao momento econômico do clube. A diretoria tenta fazer parcerias com investidores com o objetivo de viabilizar possíveis contratações. 

O Cruzeiro perdeu alguns atletas na janela de transferência. O zagueiro Arthur foi emprestado ao Nacional da Ilha da Madeira, equipe da primeira divisão de Portugal, por três temporadas. O defensor ficará até o meio de 2021 em solo português, mas seu contrato com o time mineiro só terá fim em 2023. O lateral esquerdo Victor Luiz também se despediu da equipe celeste. O jogador de 20 anos assinou com o Londrina até o fim da Série B. Outro que também deixou o Cruzeiro foi o zagueiro Digão, pouco aproveitado pelo técnico Mano Menezes. O atleta de 30 anos foi negociado com o Fluminense e vai permanecer nas Laranjeiras até o final de 2018. O lateral direito Vitinho também está na lista de baixas, já que foi negociado com o Cercle Brugge, time da Bélgica. 

Há outros dois atletas da Raposa que podem sair da equipe: o zagueiro Murilo  e o lateral Ezequiel. O defensor está na mira do futebol português e o camisa 2 recebeu sondagens de Bahia e Atlético-PR, mas, até o momento, não houve acordo. 

Para dar ritmo de jogo ao elenco, Mano Menezes comandou a equipe em três amistosos. Os resultados, no entanto, não foram muito satisfatórios: dois empates e uma derrota. Contra o Corinthians, a Raposa perdeu por 2 a 0, no Mineirão, e empatou em 2 a 2, em Itaquera. No jogo-treino com o Coimbra, em Belo Horizonte, o placar ficou em 1 a 1. 

O Cruzeiro terá que dividir as atenções entre a Copa do Brasil, a Libertadores e o Campeonato Brasileiro. Serão 18 jogos em 60 dias, a maratona de compromissos tem média de um duelo a cada três dias e meio.

O PERÍODO DO CRUZEIRO EM TÓPICOS

- Descanso: O elenco teve 10 dias de folga
- Reapresentação: O time voltou a treinar no dia 25 de junho, na Toca da Raposa II
- Jogos: O Cruzeiro realizou dois amistosos contra o Corinthians. O primeiro, no dia 4 de julho, a Raposa perdeu por 2 a 0, no Mineirão. A outra partida, no dia 11 de julho, aconteceu na Arena Corinthians e o time celeste empatou em 2 a 2. A equipe comandada por Mano Menezes também fez um jogo-treino contra o Coimbra, empatando em 1 a 1, no Mineirão. 
- Quem chegou: Hernán Barcos, atacante que estava defendendo a LDU, do Chile.  
- Outros alvos: Deyverson (Atacante, Palmeiras)
- Quem saiu:  Digão (Zagueiro, Fluminense), Arthur (Zagueiro, Nacional-POR), Victor Luiz (Lateral-esquerdo, Londrina), Vitinho (Lateral-direito, Brugge - BEL)
- Quem pode sair: Ezequiel (Lateral-direito, Bahia), Murilo (Zagueiro, futebol português)

AGENDA EM JULHO
16/7, às 20h - Cruzeiro x Atlético-PR (Mineirão) - Copa do Brasil
​19/7, às 19h30 - Cruzeiro x América-MG (Mineirão) - Brasileirão
​22/7, às 19h  - Cruzeiro x Atlético-PR (Mineirão) - Brasileirão
25/7, às 21h45 - Corinthians x Cruzeiro (Arena Corinthians) - Brasileirão
29/7, às 16h - Cruzeiro x São Paulo (Mineirão) - Brasileirão

TIME-BASE PARA A SEQUÊNCIA DA TEMPORADA

Fábio (1) ; Edílson (22), Léo (3), Dedé (26), Egídio (6); Henrique (8), Lucas Silva (16); Robinho (19), Thiago Neves (3), Rafinha (18); Rafael Sobis (7).