Maior de Minas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cruzeiro confirma nome para o marketing e cria área de inovação digital para o clube

Edson Potsch e Rodrigo Moreira serão os nomes que tentarão alavancar os negócios para a Raposa, que anda combalida e com baixa credibilidade no mercado

Edson Potsch é filho do vice-presidente eleito do clube, Lidson Potsch, e vai trabalhar sem remuneração-(Divulgação)
Escrito por

O presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues, confirmou o nome que ficará à frente de uma área estratégica do clube. O empresário Edson Potsch é o novo Superintendente de Marketing da Raposa, e terá a responsabilidade de ajudar a alavancar os negócios, valorizar o torcedor, além de traçar as ações de marketing para um momento histórico no clube, como a preparação para o centenário em 2021.

Edson Potsch Magalhães Neto é empresário da área de publicidade e também é conselheiro do Cruzeiro, portanto assume um cargo sem remuneração.

-O maior desafio é resgatar a credibilidade da imagem do Cruzeiro. Infelizmente a nossa imagem foi muito arranhada e isso atrapalha na busca de receitas e na confiança do nosso torcedor, que é o nosso consumidor. Precisamos também valorizar ainda mais a nossa torcida, não só na capital como no interior, no Brasil e no mundo. Queremos também fortalecer as parcerias com as lojas oficiais, os parceiros e valorizar todos os patrocinadores, para que o Cruzeiro consiga trabalhar para eles como um gerador de negócios, e não somente como uma fonte de visibilidade de imagem. Já começamos a trabalhar no Centenário, que será um momento único e muito especial, não só para a instituição, como para toda a torcida- disse.

Advogado e já tendo atuado no TJDMG, há 10 anos Edson Potsch migrou para a publicidade e hoje é proprietário de uma agência de publicidade em São Paulo, com foco em experiência de marca e atendendo a grandes multinacionais.
Segundo ele, a gestão de Sérgio Rodrigues contará com uma equipe competente e diversificada.

-Eu acho que o mais importante e o que nos faz acreditar que esta gestão terá muito sucesso é a mescla da juventude com a experiência. Isso, aliado à parte técnica, na qual todos os profissionais possuem know-how e capacidade técnica para a sua área, é importantíssimo. E eu tenho certeza de que com a integração e o trabalho em conjunto de todas as pessoas e áreas, nós temos tudo para fazer uma gestão de muito sucesso.

Nesta semana, Edinho, como é conhecido, já vem tendo reuniões diárias na Sede Administrativa. Filho do vice-presidente Lidson Potsch, Edinho falou do amor ao Clube e destacou a importância de o Cruzeiro se cercar de pessoas que querem somente ajudar a instituição.

-Eu sou conselheiro efetivo há nove anos e pela primeira vez vou exercer um cargo no Clube, claro que sem remuneração. O meu objetivo sempre é seguir à risca os ensinamentos do meu pai, que ofereceu seus serviços ao Clube por mais de 20 anos, sem qualquer tipo de remuneração ou benefício. E isso retrata bem a nossa filosofia, de vir para contribuir, em um momento importante em que o Clube precisa que juntemos forças. Este é o objetivo, de colaborar com a Cruzeiro e restabelecer a credibilidade da instituição-destacou.

Área de inovação é criada

Um dos principais pontos propositivos de Sérgio Santos Rodrigues para sua jornada que se inicia à frente do Cruzeiro, o setor de Inovação e Digital ganhará atenção especial do presidente celeste. E o primeiro passo da gestão é a criação desta área específica, que terá a superintendência de Rodrigo Moreira, considerado uma das grandes referências de empreendedorismo e no mercado de inovação no país.

Mentor, conselheiro e investidor de vários negócios e startups, Rodrigo é atualmente CEO da Smartalk, empresa especializada em comunicação de impacto que já atendeu mais de 1.600 clientes nos últimos cinco anos, Moreira, que não terá remuneração salarial, diz que o objetivo da nova área no Cruzeiro é trabalhar com agilidade a forma de tratamento com o torcedor, através de um mapeamento completo da jornada de experiência.

-Se pensarmos no torcedor como o centro de tudo, todas as nossas ações serão sempre pensadas nestes benefícios diretos para ele. Queremos fazer isso de forma prática, criando processos para melhorar esse fluxo através da tecnologia-disse o profissional.

Outro ponto abordado pelo superintendente é o desafio de se implementar no Clube uma transformação digital menos burocratizada, com processos de tecnologia inspirados nos trabalhos de startups.

-Pensamos em trazer para o Cruzeiro o que as startups estão fazendo. Temos aqui a San Pedro Valley, comunidade com centenas de startups de Belo Horizonte, e outras comunidades próximas, onde podemos buscar soluções que nos auxiliem na resolução de problemas. Nossa ideia é trazer uma comunidade para nos ajudar, sempre tendo o torcedor como centro de tudo-explicou.

Segundo Rodrigo, outras estratégias estão ligadas ao foco de melhoria na eficiência de entrega de marketing, vendas e relacionamento com a Nação Azul.

-“Temos que entender como podemos melhorar essa relação com o torcedor, de marketing, vendas, fazer uma entrega melhor para os nossos parceiros, tudo através do digital. Estas são algumas das premissas que iremos adotar. O Cruzeiro terá um hub de Inovação Digital, uma área que acabará sendo complementar ao Marketing, porque todas as estratégias serão desenvolvidas em conjunto. Nós pensaremos na solução, o Marketing criará o produto, e o Comercial fará a venda. As áreas serão muito interligadas-disse.

O setor de Inovação e Digital do Cruzeiro contará ainda com um comitê dinâmico, que incluirá participações e insights de profissionais como Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech, e Henrique Portugal, renomado músico do grupo Skank, que também atua na área.

-A ideia da inovação não é ser uma caixinha separada, mas sim um processo que vai permear todo o Cruzeiro. Ela não terá uma equipe fixa. O objetivo de se formar um comitê de inovação é o de trazer pessoas como o Gustavo e o Henrique, que vão agregar as experiências deles de mercado, e nos auxiliarão com ideias de como poderemos implantar processos aqui dentro do Clube-, enfatizou Rodrigo Moreira.

Além de Rodrigo Moreira, o presidente Sérgio Santos Rodrigues já confirmou em sua equipe de trabalho o superintendente jurídico, Flávio Boson Gambogi, do superintendente de marketing, Edson Potsch, e o diretor técnico Deivid, que atuará em conjunto com Ricardo Drubscky na gestão do futebol celeste.