Maior de Minas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Após voltar ao cargo de diretor, Paulo Autuori dá dicas para o próximo técnico do Cruzeiro

Autuori volta ao cargo de diretor após evitar o rebaixamento e classificar o Cruzeiro à Sul-Americana

Autuori comandou o Cruzeiro na parte final do Brasileirão (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
Escrito por

Paulo Autuori cumpriu seu papel no comando do Cruzeiro com maestria. O profissional de 67 anos evitou o rebaixamento da Raposa, e, de quebra, classificou a equipe para a Copa Sul-Americana de 2024. Com isso, voltará a exercer a função de diretor de futebol.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Como último ato antes de voltar ao seu cargo de origem, Autuori deu dicas para o próximo treinador da Raposa, que será definido o quanto antes. Em 2023, essa função foi exercida por Paulo Pezzolano, Pepa, Zé Ricardo e Fernando Seabra, interinamente.

 “Treinador não é um tema que esteja comigo. Minha área é a parte técnica. Em relação às possibilidades, vou contribuir da maneira que puder, mas é com o Pedro Martins e Paulo André”, iniciou.

De acordo com Autuori, o novo comandante terá que entender os processos do Cruzeiro como um todo. O clube vem se reestruturando internamente desde que se transformou em Sociedade Anônima do Futebol (SAF), em dezembro de 2021.

“É fundamental que quem chegue entenda a importância da cadeia do futebol como um todo. O mais importante é que quem quer que venha entenda que o Cruzeiro tem processos e não terá a chave do clube. Tem um staff que trabalhou muito ao longo do tempo, mas certamente virá um treinador”, completou.

BUSCA POR UM NOVO TREINADOR

Já com o futuro definido para 2024, a Raposa já começa a se movimentar no mercado em busca de um novo comandante. E dois nomes estrangeiros têm ganhado força entre a cúpula da SAF gerida por Ronaldo Fenômeno.

O nome de Fernando Gago é cotado para comandar o celeste. O argentino de 37 anos está desempregado desde outubro, quando pediu demissão do Racing.

O maior contraponto é a falta de experiência como treinador. Gago estreou como técnico em 2021 ao assumir o modesto Aldosivi, da Argentina. Depois disso, só comandou o time tradicional de Avellaneda.

Em quase dois anos de Racing, Gago foi campeão do "Trofeo de Campeones" e da Supercopa Internacional. Recentemente, ele teve o nome especulado no Boca Juniors.

'PLANO B' DO CRUZEIRO

O "plano B" do clube mineiro é Gabriel Milito. O comandante argentino também agrada à SAF por sua filosofia de jogo. Ele foi procurado pelo clube mineiro após a demissão de Pepa, em agosto, mas não houve acerto naquele momento.

Milito também está livre no mercado desde seu último trabalho, no Argentino Juniors. O ex-volante dirigiu a equipe em 135 oportunidades, com 58 vitórias, 33 empates e 44 derrotas. O Cruzeiro, entretanto, não confirma que monitora os dois profissionais argentinos.