Maior de Minas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cruzeiro anuncia a contratação do técnico Vanderlei Luxemburgo

Treinador volta ao clube mineiro para a sua terceira passagem com a missão de tirar o time da zona do rebaixamento e reagir na Série B

Luxemburgo será o sexto técnico da gestão de Sérgio Santos Rodrigues-(Divulgação/Cruzeiro)
Escrito por

Vanderlei Luxemburgo está de volta ao Cruzeiro. O treinador de 69 anos assina com a Raposa e chega com o objetivo imediato de comandar a recuperação do time cinco estrelas dentro da Série B do Campeonato Brasileiro, em que ocupa a 18ª posição, com 13 pontos, em 15 jogos. O treinador chega a Belo Horizonte na quinta-feira.

Nascido em Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro, Vanderlei Luxemburgo começa agora a sua terceira passagem pelo Cruzeiro. Técnico da equipe azul e branca entre 2002 e 2004 e em 2015, o treinador registra 126 jogos à frente do clube, com 74 vitórias, 25 empates e 27 derrotas. Seu último trabalho foi no Vasco, ficando até o Brasileiro de 2020.

Foi com Luxemburgo que o Cruzeiro conquistou a inédita Tríplice Coroa, em 2003. Naquele ano, a Raposa faturou o Campeonato Mineiro, o tetracampeonato da Copa do Brasil e o segundo título Brasileiro.

Vanderlei Luxemburgo coleciona em sua carreira inúmeros troféus. São cinco Campeonato Brasileiro Série A (1993, 1994, 1998, 2003, 2004), um da Série B (1989), um da Copa do Brasil (2003), além de vários estaduais, sendo o Paulista de 2020 o último faturado por ele, quando dirigia o Palmeiras. Também conquistou a Copa América de 1999 e o Torneio Pré-Olímpico Sub-23 de 2000 pela Seleção Brasileira.

>Confira a tabela da Série B do Brasileiro

Além de Luxemburgo, Dorival júnior e Tiago Nunes estavam no páreo para assumir o Cruzeiro, mas no início da tarde desta terça-feira, Luxa foi confirmado pela diretoria celeste.

O novo comandante será o sexto da gestão Sérgio Santos Rodrigues. Já passaram pelo clube Enderson Moreira, Ney Franco, Felipão, Felipe Conceição e Mozart Santos. Na última passagem de Luxa pela Raposa, em 2015, o retrospecto não foi muito positivo: em 19 jogos, foram 10 derrotas, três empates e seis vitórias. Ele não resistiu e substituído por Mano Menezes.