Maior de Minas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

América-MG e Cruzeiro seguem clubes da Série B e darão férias aos seus jogadores a partir de 1º de abril

Os dois rivais estaduais, que jogarão a Série B 2020, optaram por dar férias aos seus jogadores por 20 dias para amenizar os prejuízos causados pela parada no futebol

O Coelho já havia se posicionado e irá dar férias aos seus atletas. A Raposa se definiu no início da noite da quinta-feira, 26 de março, e também vai colocar seu elenco em descanso-(Mourão Panda/América-MG)
Escrito por

Cruzeiro e América-MG resolveram seguir a medida tomada pelos clubes da Série B do Campeonato Brasileiro de 2020 e colocar seus jogadores em férias a partir do dia 1º de abril. O prazo das férias excepcionais será de 20 dias. A medida visa reduzir os danos causados pela pandemia do coronavírus, que assola o planeta, paralisando várias atividades, inclusive o futebol nacional.

As férias dos atletas já estava sendo discutida na manhã desta quinta-feira, 26 de março, porém, ainda havia algumas resistências,incluindo o próprio Cruzeiro, que só adotou a medida no início da noite da quinta-feira.

Os clubes pagarão os salários de forma integral referentes ao mês de março, mas ainda não houve uma decisão sobre os vencimentos de abril, a serem pagos em maio. Existe uma linha de pensamento para que haja um corte de 25% nos salários dos atletas, caso o futebol ainda esteja parado. Uma nova reunião, marcada para o dia 15 de abril, irá definir a nova medida.

A Consolidação das Leis do Trabalho(CLT), prevê que possa haver corte de parte dos salários de acordo com artigo 503 da CLT, que diz: "é lícita, em caso de força maior ou prejuízos devidamente comprovados, a redução geral dos salários dos empregados da empresa, proporcionalmente aos salários de cada um, não podendo, entretanto, ser superior a 25% (vinte e cinco por cento), respeitado, em qualquer caso, o salário mínimo da região".

Tanto América, quanto Cruzeiro se manifestaram oficialmente. Confira o comunicado dos 20 clubes da Série B e de Coelho e Raposa.

Os 20 clubes que integram a Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol Profissional, em conformidade com a Medida Provisória 927, de 22 de Março de 2020, diante da pandemia do Coronavírus (Covid-19), que causou o cancelamento de jogos, a paralisação de campeonatos e a recorrente perda de receitas que dificultam o cumprimento de suas obrigações sociais e financeiras, e do impasse na negociação entre o Conselho Nacional de Clubes e a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (FENAPAF), DECIDIRAM conjuntamente adotar as seguintes medidas:

1) A concessão de férias de 20 dias, prorrogáveis por mais 10 dias, a todos os atletas profissionais, membros de comissões técnicas e funcionários a partir de 1º de abril de 2020, em conformidade com o artigo 6º da Medida Provisória 927, de 22 de março de 2020. Salientamos que tal prorrogação dependerá de reavaliação do cenário e das condições de paralisação, sendo que tal item será definido em reunião entre os 20 clubes, no próximo dia 15 de abril de 2020;

2) Apesar das dificuldades impostas pelas paralisações das atividades, os clubes não medirão esforços e realizarão os pagamentos dos salários do mês de março/2020 integralmente. Porém, em se mantendo este cenário de paralisação após o período de férias coletivas, poderá ser necessário aplicar a redução de 25% (vinte e cinco por cento) na remuneração de todos os atletas profissionais, membros de Comissões Técnicas e funcionários durante o período que durar a paralisação, como preceitua o artigo 503 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) em casos extremos e de força maior;

3) A suspensão, pelo período de paralisação, de todos os Contratos de Direito de Imagem, cabendo a cada clube individualmente analisar e observar as características próprias dos respectivos contratos para as consequentes suspensões;

4) Solicitar às Federações, Confederações e a todas as entidades que organizam campeonatos um período mínimo para condicionamento físico dos atletas de 20 (vinte) dias entre o término da paralisação e a realização de partidas oficiais; 

5) Colocar as dependências esportivas de todos os clubes à disposição das autoridades sanitárias e de saúde para a instalação de leitos, coleta de sangue, realização de exames e outras atividades que se façam necessárias para o auxílio no combate à pandemia e suas consequências.
Temos a absoluta certeza que as providências acima são estritamente necessárias para não haver um colapso financeiro com consequências muito mais graves e que contaremos com o apoio e a compreensão de todos os envolvidos.

Brasil, 26 de março de 2020.

Comunicado do Cruzeiro

Cruzeiro concede férias para atletas e comissão técnica a partir de 1º de abril

Em consonância com os clubes que fazem parte da Série B do Brasileiro e após uma reunião realizada na tarde dessa quinta-feira, 26 de março, com a Comissão Nacional de Clubes, o Cruzeiro Esporte Clube informa as ações que tomará nos próximos dias, em função da paralisação dos campeonatos por causa da pandemia do coronavírus.

O Clube celeste concederá férias de 20 dias para os atletas profissionais e membros da comissão técnica a partir de 1º de abril.

Nos últimos dias o Cruzeiro já havia divulgado que está concedendo férias para a maior parte de seus funcionários, e somente permanecerão em atividade aqueles que não podem se ausentar no momento.

A partir do dia 15 de abril, se não houver uma expectativa de retorno dos campeonatos, outras medidas serão deliberadas e poderão ser tomadas pelo Clube.