Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ex-zagueiro e ‘especialista’ em defesa, Carille tenta reorganizar Corinthians

Novo comandante do Timão já era o responsável por orientar os treinos de marcação da equipe. Ele tenta recolocar a zaga da equipe nos trilhos, após aumento nos gols sofridos

(Foto: Daniel Augusto Jr)
Escrito por

Se não sofrer gol na noite desta quarta, em partida contra o Fluminense, na Arena, o Corinthians estará classificado para as quartas de final da Copa do Brasil graças ao gol fora de casa no empate por 1 a 1 no duelo de ida. A missão não seria tão difícil para a equipe que se acostumou nos últimos anos a ter defesas sólidas e figurar entre as menos vazadas do país. No entanto, a fase não é das melhores, com cinco gols sofridos nos últimos quatro jogos e a queda da liderança para o quinto lugar no ranking das equipes que menos levaram gols no Brasileirão.

Contudo, o Timão aposta em um zagueiro para resolver o problema. Ou melhor, um ex-zagueiro. Fábio Carille, que foi promovido de auxiliar a novo técnico da equipe, atuou como defensor até 2007, quando pendurou as chuteiras, e é o responsável há anos por treinar o setor na equipe alvinegra. Conhecido como Fábio Luiz quando jogador, ele também foi lateral-esquerdo.

Com Mano Menezes Carille já era o encarregado de organizar o posicionamento em treinos de bola parada, função que ficou ainda mais definida com Tite. Nos trabalhos técnicos e táticos, ele era o responsável por ensaiar a linha de quatro marcadores, cruzar a bola para os zagueiros afastarem e fazer outras atividades. O hoje técnico da Seleção dava autonomia para que o até então auxiliar dirigisse os treinamentos defensivos, enquanto ele observava tudo do lado de fora do campo.

O novo comandante corintiano é apontado internamente no clube como um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de alguns jogadores de defesa, como o zagueiro Felipe, hoje no Porto (POR), e o lateral-direito Fagner. Agora, a Fiel torcida espera que ele “dê jeito” nos atuais marcadores...

– Claro que precisamos voltar a ser muito fortes defensivamente, e isso inclui todo mundo. Temos de levantar a cabeça desses jogadores, voltar a ter confiança. Fizemos bons jogos recentemente, mas os resultados não aconteceram. A princípio é isso: defesa sólida, mas também chegando bem ao ataque – afirmou o treinador, em sua entrevista de apresentação.

Como zagueiro, Carille passou cerca de cinco meses no Corinthians. Agora, como técnico, uma defesa sólida pode lhe render muito mais tempo no comando do clube...

* CARILLE EM CAMPO

- Carreira
Começou no futsal, mas em 1992 estreou como profissional do Sertãozinho, já no campo, como zagueiro e lateral-esquerdo. Ainda defendeu clubes no interior de São Paulo, Paraná, Gama e Guanghzou (CHN). Parou em 2007, pelo Grêmio Barueri.

- Conquistas

Foi campeão paranaense pelo Paraná, em 1996, mas soma alguns acessos na carreira como jogador: à Série A1 do Paulista pelo XV de Jaú (1995), pelo Juventus (2000) e pelo Barueri (2006). No mesmo ano, subiu à Série B do Brasileirão no Barueri.

- No Corinthians
Foi jogador do clube entre agosto e dezembro de 1995, mas participou de apenas três partidas, contra Botafogo, Cruzeiro e Santos. Começou trajetória como auxiliar em 2007 e chegou ao Timão em 2009, onde está até agora.