Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ultrapassado? Preparador físico do Corinthians justifica uso da caixa de areia nos treinos: ‘Eficiente para várias situações’

Daniel Félix, preparador físico do Timão, explica os pontos positivos do trabalho na caixa de areia

Timão se reapresentou nesta terça e realizou treinos de força (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)
Escrito por

Com a chegada de Vanderlei Luxemburgo ao Corinthians, a caixa de areia nos treinamentos voltou à tona e os jogadores foram submetidos a trabalhos físicos no equipamento nesta terça-feira (13), na reapresentação após o empate com o Cuiabá.

+ Ruan Oliveira entra no segundo tempo e evita derrota do Corinthians contra o Cuiabá; veja notas

Nos últimos anos, o uso da caixa de areia passou de revolucionário a obsoleto, e Luxemburgo e sua comissão técnica são adeptos desta metodologia de trabalho. Daniel Félix, preparador físico corintiano, explicou o uso do equipamento e tentou desmistificar os preconceitos envolvendo a caixa de areia.

- Entendemos a areia como um dos pontos do nosso programa de força e condicionamento para o atleta de futebol. É um meio eficiente para várias situações, desenvolvimento do sistema energético, para sobrecarregar alguns movimentos que não conseguimos no campo. A areia está dentro de um programa que começa dentro da sala, com o desenvolvimento da força de base e potência. A areia é um dos fatores que agregamos ao programa - iniciou Daniel Félix.

+ Todos os jogos do Brasileirão você encontra no Prime Video. Assine já e acompanhe o seu time do coração!

- Em algum tempo a areia foi erroneamente marginalizada. As pessoas esperam da areia algo que ela nunca vai te dar, que é o potencial de estimular o ciclo de alongamento e encurtamento. É um treino que sempre foi eficiente, entra com volume baixo mas intensidade alta. Isso, em pequenas doses na temporada, vai ajudar os atletas a performarem em alta intensidade - ponderou.

A primeira atividade do Timão durante a pausa para a Data Fifa foi visando a parte física dos jogadores, e Daniel Félix explicou a ideia por começar com trabalhos de força e depois trabalhar a parte tática.

Daniel chegou ao Timão em maio (Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians)

+ Timão se afasta do Z4? Veja tabela e os próximos jogos do Brasileirão

- A ideia era a gente retomar os trabalhos de uma maneira progressiva, enfatizando algumas valências que achamos importante, principalmente para sustentar com intensidade a sequência de jogos que vem pela frente. Revisitar algumas situações que precisamos de uma maneira pontual. Objetivamos, neste primeiro dia, enfatizar a resistência e um pouco o trabalho de força na caixa de areia - finalizou Daniel Félix.

Com nove pontos, o Corinthians é o primeiro time fora da zona do rebaixamento e enfrenta o Santos pela 11ª rodada do Brasileirão na quarta-feira (21), às 20h, na Vila Belmiro.