Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Corinthians tem seu pior início no Brasileirão desde a edição 2012

Com cinco pontos em cinco jogos, Timão só teve um começo pior no campeonato de 2012, quando terminou a quinta rodada na lanterna, tendo conquistado apenas um ponto

Escrito por

O aproveitamento do Corinthians nos cinco primeiros jogos do Brasileirão-2020 não é bom. Com apenas uma vitória e cinco pontos até aqui, o time de Tiago Nunes se encontra na parte de baixo da tabela e com o status de pior campanha em um início de campeonato nacional desde a edição 2012, quando, a essa altura, ocupava a lanterna na classificação, sem ainda ter triunfado. Naquela ocasião, o Alvinegro dividia as atenções com o mata-mata da Liberta.

TABELA
> Confira como está a classificação do Brasileirão


A derrota para o São Paulo, no último domingo, foi a segunda do Timão na competição, a outra, diante do Atlético-MG, aconteceu na segunda rodada, mas que na verdade foi a estreia corintiana nesta edição, já que o duelo da primeira rodada, contra o Atlético-GO, foi adiado por conta da final do Paulistão.

De lá para cá foram, ao todo, cinco jogos, uma vitória (contra o Coritiba), dois empates (contra Grêmio e Fortaleza) e duas derrotas, já citadas acima. São apenas cinco pontos conquistados em 15 possíveis até aqui, ou seja, 33,3% de aproveitamento e dez pontos pelo caminho, levando preocupação ao técnico Tiago Nunes, que vê a necessidade de uma sequência de vitórias em breve.

- Preocupa, porque a gente sabe o que é a responsabilidade de dirigir o Corinthians, atuar pelo Corinthians, temos que buscar sempre pontuar na parte de cima da tabela, é um campeonato de muito perde e ganha, um campeonato muito longo, difícil - analisou antes de completar:

- Quanto antes a gente conseguir consolidar uma sequência boa de vitórias, mais próximo a gente se firma na parte de cima da competição. Ainda temos um jogo a menos do que a maioria das equipes, talvez até dois que algumas, mas temos de crescer em termos de pontuação também para poder melhorar - explicou o treinador em entrevista coletiva.

A preocupação é válida, já que um desempenho pior do que esse, após os cinco primeiros jogos no Brasileirão, só é encontrado na edição de 2012, quando o Corinthians, ainda sem vencer, empatou uma vez e perdeu quatro, sob o comando de Tite, que ainda conquistaria a Copa Libertadores e o Mundial naquele ano. Esse retrospecto de apenas um ponto deixou o time na lanterna, mas após completadas as 38 rodadas, terminou na sexta posição na tabela.

Outro fator interessante de se observar nesse período entre 2020 e 2012 é que nesses cinco primeiros jogos na edição atual do Brasileiro, o Timão sofreu sete gols, pior desempenho defensivo do clube no início desses nove campeonatos. Em 2012 a defesa corintiana havia sido vazada seis vezes, o que mostra que neste ano até mesmo um trunfo alvinegro não tem funcionado direito.

Na próxima quarta-feira, às 19h15, contra o Goiás, no estádio da Serrinha, pela sétima rodada do Brasileirão, o Corinthians vai tentar retomar o caminho das vitórias e começar a engatar a sequência desejada por Tiago Nunes. Só assim o time vai poder passar a olhar para a parte de cima da tabela, caso contrário a preocupação vai ser fugir da incômoda ameaça da zona de rebaixamento.

Confira o retrospecto do Corinthians nos cinco primeiros jogos do Brasileirão desde a edição de 2012:

2020 - 5 jogos, 1 vitória, 2 empates e 2 derrotas (7 GP e 7 GC) - 5 pontos (16º)
2019 - 5 jogos, 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota (6 GP e 4 GC) - 8 pontos (8º)
2018 - 5 jogos, 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota (8 GP e 3 GC) - 10 pontos (2º)
2017 - 5 jogos, 4 vitórias, 1 empate e 0 derrota (10 GP e 3 GC) - 13 pontos (1º)
2016 - 5 jogos, 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota (8 GP e 3 GC) - 10 pontos (3º)
2015 - 5 jogos, 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas (3 GP e 5 GC) - 7 pontos (11º)
2014 - 5 jogos, 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota (4 GP e 2 GC) - 8 pontos (9º)
2013 - 5 jogos, 1 vitória, 3 empates e 1 derrota (3 GP e 3 GC) - 6 pontos (12º)
2012 - 5 jogos, 0 vitória, 1 empate e 4 derrotas (1 GP e 6 GC) - 1 ponto (20º)

GP: Gols Pró
GC: Gols Contra

Tiago Nunes no último domingo (Foto: Renato Gizzi/Photo Premium)