Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Técnico do Corinthians contra o Boca já foi o ‘nerd da sala de aula’ em Portugal

Auxiliar de Vítor Pereira, diagnosticado com Covid-19, Filipe Almeida ficou na frente de nomes como Paulo Fonseca e Nuno Espírito Santo, em curso da Uefa

Filipe Almeida comandou o último treino do Timão antes de enfrentar o Boca (Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians)
Escrito por

O melhor aluno da classe. Assim pode ser uma das melhores definições de Filipe Almeida, auxiliar-técnico de Vítor Pereira, e que comandará o Corinthians na beirada do campo contra o Boca Juniors-ARG, nesta terça-feira (26), às 21h30, na Neo Química Arena, pela terceira rodada do grupo E da Conmebol Libertadores.

> GALERIA - Veja o retrospecto de Corinthians e Boca na história
> TABELA - Confira e simule os jogos da Libertadores
> GUIA - Tudo sobre o Timão na Copa Libertadores

Com VP em isolamento, por ter sido diagnosticado com o novo coronavírus, Filipe foi o encarregado por assumir o papel do ‘seu chefe’ no jogo mais importante do ano para o Timão até aqui. Momento do profissional colocar em prática todo o valor que já mostrou na teoria.

Isso porque o Filipe Almeida foi o melhor da sua turma em Portugal ao tirar a licença Uefa Pro, em 2013, nível máximo na formação de técnicos na Europa.

Com a nota 17,0, o profissional ficou na frente de nomes como Francisco Neto, atual treinador da seleção feminina de Portugal (2º), Paulo Fonseca, ex-técnico do Porto-POR e Roma-ITA (3º), Nuno Espírito Santo, ex-comandante de Tottenham-ENG e Wolverhampton-ENG (5º), e Sérgio Conceição, que atualmente está à frente do Porto-POR (6º).

Diferentemente de Vítor Pereira, e alguns nomes superados por Filipe no ranking de formação na Uefa, o comandante do Timão contra o Boca não teve carreira como jogador, iniciando a sua trajetória no futebol como preparador físico.

Almeida integrou a comissão técnica de VP já em 2004 e 2007, quando tinha entre 24 e 27 anos. Isso aconteceu antes mesmo da ascensão do atual treinador corintiano.

A primeira experiência profissional do auxiliar de Vítor Pereira, ainda como preparador, foi nas equipes do Sanjoanense e Espinho, que disputavam a Segunda Divisão B e Nível Três em Portugal, respectivamente.

Na temporada de 2007/08, Filipe se separou de Vítor, que foi treinar o time sub-15 do Porto-POR. O então preparador físico foi integrar a comissão técnica de Jorge Casquilha no extinto Atlético Clube Valdevez, da cidade de Arcos de Valdevez, que à época disputava a Segunda Divisão Nível Três no futebol português.

O reencontro entre Filipe Almeida e Vítor Pereira ocorreu já no ano seguinte, quando o atual treinador do Timão foi treinar o time principal do Santa Clara e chamou o ‘pupilo’ para compor a sua comissão novamente como preparador.

Na temporada 2010/11, Vítor foi contratado para ser auxiliar-técnico de André Vilas-Boas, no Porto, e Filipe permaneceu no Santa Clara naquela temporada.

No ano seguinte, quando Pereira assumiu o time principal dos Dragões, chamou Filipe de volta para trabalhar com ele.

A partir dali a dupla não se separou mais profissionalmente.

Dois anos depois atingir a melhor nota do seu grupo no UEFA Pro, Filipe Almeida passou a exercer a função de auxiliar-técnico de Vítor Pereira, ao lado de Luís Miguel, cunhado do treinador corintiano.

Na função atual, Filipe trabalhou com VP no Fenerbaçhe-TUR, 1860 München-GER, Shanghai SIPG-CHN e atualmente no Timão.

No início da pandemia do novo coronavírus o protocolo de isolamento para positivados era de 10 a 14 dias. No entanto, desde o início deste ano os clubes tem testado diariamente os seus profissionais e liberando o retorno assim que os exames resultarem negativo para a Covid-19.

Com isso, ainda não há previsão de retorno de Vítor Pereira ao trabalho, seja no cotidiano de treinamento ou na beirada do campo. Portanto, Filipe Almeida pode dirigir não só o Corinthians contra o Boca Juniors, como também nos próximos compromissos do clube brasileiro, contra Fortaleza, pelo Brasileirão, e Deportivo Cali-COL, pela Libertadores.