Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Sylvinho descarta Paulinho como primeiro volante e coloca jogadores acima do esquema tático: ‘Vamos aproveitar os atletas’

O treinador do Timão ainda confirmou Cantillo como titular nos primeiros jogos do Paulistão 

Técnico do Timão conversando com a imprensa (Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)
Escrito por

Na manhã de sexta-feira (21), o técnico Sylvinho concedeu entrevista coletiva no CT Joaquim Grava. Dentre os diversos tópicos abordados, o treinador do Corinthians falou sobre a pré-temporada, desmistificou questões envolvendo o sistema tático, deu indícios sobre a utilização de Paulinho e cravou qual será o volante titular para o início do Paulistão.

> GALERIA: Timão ativo no mercado para “se livrar” de atletas fora dos planos

Sylvinho valorizou a preparação nas últimas semanas, e ressaltou que o trabalho da comissão técnica na pré-temporada é dar ritmo de jogo aos atletas, para que eles evoluam durante as competições.

- Nós estamos aproveitando esses 10 dias de trabalho. É desafiador porque o atleta vem de 30 dias de férias, e você colocá-lo em ritmo de treinamentos físicos, técnicos, não é fácil. De maneira que entendemos que os atletas, durante a competição, vão crescer. Faz parte do nosso calendário, é assim. Depois do segundo, terceiro jogo, o atleta vai adquirindo mais ritmo, minutagem, e ele vai se soltando na temporada. Os amistosos foram feitos para abrir bem o campo, porque as distâncias o atleta perde um pouco. Os treinos começam reduzidos e vão aumentando. Nós queremos que os atletas se acostumem com as distâncias maiores - disse.

Outro tema abordado pelo treinador foi o sistema tático utilizado por ele no Timão. Desde sua chegada, o Corinthians passou a jogar em um 4-1-4-1, mas o professor tratou de desmistificar essa questão, afirmando que os atletas são mais importantes que o esquema tático.

- Desmistificar a questão do 4-1-4-1. A gente parte por base em um 4-1-4-1, mas os dois primeiros jogos que eu assumi, jogamos no 4-2-3-1. Não estamos preso ao sistema tático, o atleta é mais importante que o sistema tático. O sistema tático dá uma organização de conceitos e ideias, mas ele se desenvolve. Vamos aproveitar os atletas, mas o sistema é o que menos importa para nós. Não temos uma ideia ortodoxa do 4-1-4-1 - revelou.

> TABELA: Confira e simule os jogos do Timão no Campeonato Paulista 2022

Sylvinho também fez questão de negar qualquer possibilidade em relação a Paulinho, primeiro reforço do clube para 2022, atuar como primeiro volante. Na visão do treinador, o camisa 15 tem que estar perto da área.

- Não lembro do Paulinho, na carreira, ter sido primeiro volante. Paulo é um atleta de 34 gols, é o quinto maior artilheiro na função de segundo volante. A trajetória dele vai continuar sendo de um jogador de consistência no meio-campo, grande força física, sustentação e gol. Cruzou, ele está na área. Se você cravar Paulinho como primeiro volante, que nós não vemos, você tira uma característica muito importante dele. Giuliano é mais posicional, Renato Augusto já fez essa função contra o Red Bull Bragantino. Nenhum deles é primeiro volante de ofício, porém um ou outro se adapta - ponderou.

Ainda na questão do meia mais marcador, Sylvinho deixou claro que Cantillo iniciará o Paulistão como volante, desbancando Gabriel, que foi titular na maior parte da última temporada, mas vem recebendo críticas da torcida.

- Gabriel é um primeiro volante de boa sustentação, um atleta vigoroso. Nós temos o Cantillo, que provavelmente inicia a competição na titularidade. Vamos buscar outros alternativas, não apenas para essa função - afirmou.

O Corinthians estreia no Campeonato Paulista contra a Ferroviária, terça-feira (21), às 21h, na Neo Química Arena.