Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em sua pior fase, Timão tem alento: histórico pressionado é positivo

Pressão não é inédita para o Corinthians em 2017. Relembre as vezes que o Timão superou momentos turbulentos nesta temporada, afastando qualquer tipo de crise

Corinthians já superou turbulências nesta temporada (foto: Daniel Augusto Jr)
Escrito por

O Corinthians vive seu momento de maior pressão nesta temporada. Apesar de liderar do Brasileirão, o Timão caiu de rendimento no segundo turno e viu a vantagem na ponta diminuir para seis pontos.

Após o melhor primeiro turno da história, o Corinthians tem um aproveitamento de só 36,36% nos 11 jogos do returno, com três vitórias, três empates e cinco derrotas. Por conta disso, inclusive, líderes da principal torcida organizada do clube se reuniram com a diretoria e jogadores no CT Joaquim Grava,

Esse momento de pressão, porém, não foi o único do Timão até agora na temporada. O Corinthians já esteve pressionado ao longo deste ano, mas conseguiu superar. Relembre abaixo:

Dérbi no Paulistão
Sem contratações de peso, a não ser Jadson, que chegou em fevereiro, o Corinthians passou a ser olhado com desconfiança pelo torcedor no início do ano. Na reapresentação do grupo após as férias, em 11 de janeiro, a principal organizada do clube protestou em frente ao CT Joaquim Grava.

Nos primeiros jogos oficiais, o Timão acumulou quatro vitórias por 1 a 0 e uma derrota para o Santo André por 2 a 0, em Itaquera. A pressão era grande para o clássico contra o Palmeiras, já que o rival havia investido muito mais em reforços. Na véspera do Dérbi, a Fiel apoiou em treino na Arena e o Timão correspondeu em campo: vitória por 1 a 0, mesmo com a expulsão injusta de Gabriel.

Esse jogo é sempre citado pele técnico Fábio Carille e pelos jogadores. Segundo eles, a partir do Dérbi, o torcedor passou "a jogar junto" nas partidas em Itaquera.

Mata-mata após eliminação

Entre os dois jogos da semifinal do Paulistão, o Corinthians foi eliminado ainda na quarta fase da Copa do Brasil, ao perder nos pênaltis para o Internacional, em Itaquera. Como Carille dissera na ocasião, não havia tempo para lamentar a queda no campeonato nacional, porque logo em seguida já tinha o duelo de volta pelo Estadual.

O Corinthians tinha a ótima vantagem por ter vencido o São Paulo no confronto de ida por 2 a 0, no Morumbi. Na volta, o Timão sabia: se fosse eliminado pelo rival, viveria grande momento de pressão. Mas a equipe de Carille não se abateu, empatou por 1 a 1 e garantiu vaga na decisão. Na final, faturaria o Paulistão em cima da Ponte.

Vai despencar?
Logo após o técnico do Grêmio, Renato Gaúcho, dizer que o Corinthians iria despencar no Brasileirão, o Timão teve dois empates seguidos. O primeiro foi surpreendente, porque o jogo era em Itaquera e o Atlético-PR estava em má fase. Na sequência, igualdade sem gols com o Avaí, em Florianópolis.

O jogo seguinte seria fora de casa, contra o Fluminense. Mas novamente o Corinthians logo acabou com o momento de certa pressão ao vencer por 1 a 0, no Maracanã.