Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Do sonho ao anúncio: confira como foi o passo a passo da volta de Renato Augusto ao Corinthians

Meia foi anunciado na última quinta-feira e retornou ao clube após cinco anos e meio na China. De desejo improvável do Timão, reforço se tornou realidade 

Renato Augusto era um sonho antigo da diretoria que se tornou realidade no Corinthians (Foto: Ag. Corinthians)
Escrito por

O torcedor do Corinthians ficou em êxtase na última quinta-feira ao ver o tão esperado anúncio da contratação de Renato Augusto, que retorna ao clube após cinco anos e meio. Mas engana-se quem pensa que a concretização da transferência se deu da noite para o dia, o processo foi lento e se iniciou apenas como um sonho, mas depois de cumpridas as etapas, virou realidade.

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2021 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

GALERIA
> Veja quase 30 bons jogadores sul-americanos sem contrato

Assim, nos tópicos seguintes, o LANCE! conta um pouco do passo a passo e dos bastidores dessa negociação, que teve desfecho positivo para todas as partes envolvidas, aliando desejo do jogador, dos agentes, dos torcedores e do clube.

Sonho improvável

Desde que deixou o Timão, na virada de 2015 para 2016, Renato manteve amizade com os dirigentes corintianos e, principalmente, o carinho pelo clube. Duilio Monteiro Alves, Roberto de Andrade e Alessandro trabalharam com o meia na primeira passagem e conduziram as negociações agora, em 2021. Ambos os lados nunca esconderam o desejo pela volta, mas os valores eram impeditivos para que qualquer conversa avançasse para uma negociação.

Corte na folha salarial corintiana e pandemia

Endividado até o pescoço e bastante afetado pelas consequências da pandemia de coronavírus, o Corinthians precisou exercer uma filosofia de contenção de gastos em 2021 e, com saídas e empréstimos, conseguiu enxugar cerca de R$ 4,5 milhões da folha salarial do clube. Ao mesmo tempo, Renato Augusto não pôde voltar para a China no início deste ano por conta de políticas sanitárias, ficando no Brasil. Enquanto isso, não recebeu salários por seis meses.

Concorrência e consulta inicial

Diante disso, o Corinthians passou a consultar de forma mais concreta a situação de Renato em relação ao clube chinês, ao mesmo tempo em que o Flamengo, com a saída de Gerson, passava a ser um forte concorrente para contratar o meia. As conversas com o clube carioca não evoluíram, enquanto o relacionamento com o Timão passou a fluir, abrindo espaço para negociação e com a possibilidade de rescisão contratual com o Beijing Guoan.

Desejo mútuo de retorno e "namoro" fica sério

A junção de bom relacionamento, preferência do jogador, possibilidade de rescisão e entendimentos financeiros culminou em uma negociação concreta, em que Renato, seus agentes e dirigentes corintianos alinharam valores e apalavraram um acordo para que o meia vestisse novamente a camisa alvinegra. Isso se, obviamente, o desligamento na China fosse efetuado. Algo que sempre foi considerado "sem pressa" e como algo iminente.

Desligamento na Fifa e despedida na China

Em São Paulo procurando imóvel para morar e se estabelecer novamente na capital paulista, Renato Augusto esperava seus agentes conseguirem a liberação de seu contrato na Fifa, tomando como base os seis meses sem receber salários do Beijing Guoan. A entidade máxima deu sinal positivo para o meia, que antes de assinar com o Corinthians quis evitar sair pela "porta dos fundos" e, após acertarem as arestas, o jogador se despediu do clube chinês.

Caminho livre e o tão esperado anúncio

Com acerto financeiro com o Timão, a liberação na Fifa e as arestas aparadas na China, o "só falta assinar" era a realidade da situação. A despedida via rede social, tanto de Renato quanto do Beijing, foi o ato final dessa "novela". Assim, a assinatura pôde finalmente ser realizada pelas partes, abrindo o caminho para o tão aguardado anúncio da contratação, na manhã da última quinta-feira, realizando o desejo do clube, da diretoria, do jogador e da Fiel torcida.

E agora?

Para ver Renato Augusto novamente em campo, os torcedores do Corinthians precisarão esperar um pouco mais, já que a janela para contratações de jogadores que atuam fora do país abrirá apenas em 1º de agosto. Até lá o meia fará uma espécie de pré-temporada, uma vez que não atua desde meados de dezembro do ano passado e precisará de um tempo maior de adaptação, apesar de ter se mantido em forma com um preparador físico particular.