Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Corinthians já sabe qual estratégia adotar por reforços no ano que vem

Não há recursos disponíveis para investir em contratações para 2018, mas há 12 jogadores emprestados e outros no elenco que podem virar moeda de troca. Solução será criatividade

(Foto: Gabriel Carneiro)
Escrito por

O Corinthians apostará na criatividade para reforçar o elenco em 2018. Da mesma maneira como ocorreu neste ano, sem tantos recursos disponíveis para investir, a diretoria seguirá apostando em diferentes modelos de negócio para dar mais opções ao técnico Fábio Carille. Uma das principais armas do clube no mercado será a realização de trocas: hoje, o Timão tem 12 jogadores do elenco profissional emprestados e ainda mais alguns pouco utilizados no grupo atual.

A ideia do Corinthians é repassar jogadores sem espaço ou que voltam de empréstimo e não têm perspectiva de utilização para contratar caras novas. Um exemplo disso é a negociação com o Bahia pelo meia Zé Rafael: o Timão pensa em ceder Mendoza, que está emprestado ao Bahia neste semestre, e Moisés, que virou terceira opção da lateral esquerda atualmente. O processo é semelhante ao que houve após o Paulistão por Clayson, por quem o Corinthians cedeu Léo Artur, Claudinho e mais R$ 3,5 milhões à Ponte Preta.

Além de Mendoza, o Timão tem os seguintes jogadores emprestados: Cristian (Grêmio), Douglas (Avaí), Lucca e Yago (Ponte Preta), Gustavo (Goiás), Alan Mineiro (Vila Nova), Jean (Vasco), Marlone (Atlético-MG), Luidy (Figueirense), Guilherme (Atlético-PR) e Bruno Paulo (Santa Cruz). Deles, apenas Cristian (contrato termina) e Guilherme (tem mais um ano de empréstimo) não voltam em 2018. Os outros dez nomes são considerados ativos no mercado, ainda que os desempenhos de Douglas, Jean e Lucca sejam vistos com bons olhos.

Além de usar trocas, o Corinthians também trabalha seu planejamento em busca de jogadores em fim de contrato com seus clubes. Exemplo disso é o atacante Júnior Dutra, que atualmente defende o Avaí, mas tem vínculo somente até 31 de dezembro. O jogador de 29 anos negocia um contrato válido por duas temporadas com o Timão a partir de 2018, mas o caso ainda é nebuloso e causou mal estar nos bastidores nos últimos dias.

Em 2017, além de Clayson, o Corinthians contratou Luidy, Jô, Kazim, Gabriel, Paulo Roberto, Fellipe Bastos, Pablo (empréstimo), Jadson e Clayton (empréstimo). O investimento total foi pouco superior a R$ 10 milhões na formação do elenco campeão paulista e hoje líder disparado do Brasileirão.