Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Regulamento da Copinha pode fazer Corinthians disputar pênaltis ‘recreativos’ contra o Internacional

Timão precisa apenas de empate na noite desta sexta para ir às quartas; mesmo que perca nos pênaltis, equipe avançará por ter melhor campanha entre 'eliminados'

Corinthians venceu os cinco jogos que disputou até aqui na Copinha (foto:Rafael Bertanha/Futura Press)
Escrito por

O esdrúxulo regulamento da Copa São Paulo deste ano pode causar uma situação sui generis na noite desta sexta-feira. A fim de preencher as oito vagas das quartas de final, a Federação Paulista determinou que o derrotado no mata-mata da quarta fase que tenha a melhor campanha também avance. Com isso, o Corinthians jogará por um empate contra o Internacional, às 21h, em Limeira,  para obter a vaga. Se a partida terminar em igualdade, o time disputará penalidades apenas para definir o futuro dos gaúchos, já que mesmo tendo insucesso nas cobranças alternadas o Timão estará classificado  - nesse cenário a equipe terá os melhores números entre os perderores.  

A quarta fase da Copinha não terá oito duelos, como costumeiramente acontece na etapa de oitavas de final. Serão sete confrontos, criando uma nova modalidade de "sétimas de final". Para resolver o problema, a federação criou a saída da classificação do melhor perdedor.  Ou seja, um eliminado que no fim se classificará mesmo assim. É uma definição por índice técnico, já usada várias vezes em fases de grupos de competições - como na Copa do Mundo até 1990, que garantia aos melhores terceiros colocados essa prerrogativa. Mas em mata-mata é uma invenção, subvertendo a própria lógica do termo, em que um time "mata" o outro da disputa. 


O Timão tem 100% de aproveitamento até agora, situação idêntica à de Flamengo e Sport. Todos somam 15 pontos - cinco vitórias em cinco partidas -, porém a equipe alvinegra tem saldo melhor (14 contra 11 dos dois rivais). Caso empate com o Inter, irá a 16 pontos e, se perder nos pênaltis, terminará necessariamente como o melhor entre os sete  derrotados. Em suma, a disputa da marca da cal seria um mero treino para os corintianos, sem o nervosismo e compromisso habituais dessa modalidade de disputa. 

Se o Corinthians vencer no tempo normal, o Flamengo passará a ser a equipe ungida pela possibilidade de disputar pênaltis recreativos, contra o Bahia, no domingo.