Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Rebaixamentos e áudio polêmico: saiba o que ‘bombou’ sobre Mancini

Relembre o episódio em que o treinador se envolveu em polêmica com o Corinthians, em 2017 e entenda por que não se pode dizer que o técnico tem cinco quedas no Brasileirão

Mancini foi assunto recorrente desde que teve seu nome ligado ao Timão (Foto: Maurício Rummens/Fotoarena)
Escrito por

O Corinthians anunciou oficialmente a contratação de Vagner Mancini na tarde da última segunda-feira, mas antes disso a notícia sobre a sua chegada já havia sido bastante difundida, bem como as histórias que permeiam a carreira do treinador, mais especificamente um áudio polêmico de 2017 e a quantidade de rebaixamentos no Brasileirão. O LANCE! vai relembrar e esclarecer esses fatos.

ÁUDIO POLÊMICO

Primeiramente vamos abordar o tema que tem a ver com o Timão e muitos corintianos devem se recordar, pois foi algo recente, durante o Brasileirão-2017. O Vitória, que era comandado por Mancini, venceu o Alvinegro por 1 a 0 na Neo Química Arena e quebrou uma invencibilidade de 34 partidas do time em seu estádio. Em entrevista coletiva após o apito final, o treinador se irritou com uma pergunta feita por um repórter, e o classificou como "corintiano".

Pouco tempo depois, uma mensagem de áudio WhatsApp vazou com Mancini comentando sobre o episódio com um interlocutor não identificado sobre o episódio na Neo Química Arena. Na conversa ele exaltou o quanto é bom vencer o Timão e o quanto foi melhor ainda discutir o repórter "corintiano".

- Ganhar do Corinthians é ótimo, somar três pontos, nem se fala, mas dar uma patada num jornalista babaca e corintiano, então, nem se fala - afirmou.

A reação pelo lado do Corinthians foi imediata e até Andrés Sanchez, que na época não tinha cargo no clube e hoje é o presidente, se manifestou em repúdio ao que disse o técnico, que treinava o Vitória naquele Brasileirão. Andrés, inclusive, chegou a citar uma suposta polêmica de Mancini na Chape.

- Falar para o treinador do Vitória, para o...Não vou nem falar o nome dele para deixar para lá. Que ele se preocupe em ganhar os jogos dele, não só do Corinthians. Que todo mundo sabe a saída dele da Chapecoense o porquê, todo mundo sabe o que acontece por trás de tudo isso. Está rodando um áudio dele aí falando muito mal do Corinthians e isso não é bom para o futebol brasileiro - declarou em 2017 o atual mandatário alvinegro.

Na mesma época, pouco tempo depois, Mancini soltou uma nota oficial explicando o episódio e pedindo desculpas aos corintianos e ao jornalista em questão. No texto ele diz que entrou em contato com a cúpula do Corinthians na época e com o repórter para das suas explicações pessoalmente.

REBAIXAMENTOS

Outro assunto que "bombou" nas redes sociais sobre a chegada de Vagner Mancini ao Corinthians, foi o da quantidade de rebaixamentos que ele acumula em suas participações no Brasileirão da Série A. Segundo o papo que rolou como forma de crítica pela sua contratação, o treinador teria cinco quedas em sua conta. Acontece que a história não é bem assim e vamos explicar o porquê.

Na verdade ele treinou cinco clubes que foram rebaixados para a segunda divisão nacional: Guarani (2010), Ceará (2011), Sport (2012), Botafogo (2014) e Vitória (2018). No entanto em apenas dois deles Mancini disputou todas as 38 rodadas da competição: no Guarani (2010) e no Botafogo (2014). Somente nessas duas ocasiões é possível dizer que ele foi efetivamente rebaixado.

No Ceará (2011) ele participou da primeira até a 23ª rodada e deixou o clube na 15ª posição na tabela, ou seja, fora da zona da degola. No Sport (2012) ficou da primeira até a 16ª rodada e deixou o clube na 16ª posição, também fora do Z4. Por fim, o Vitória (2018), no qual ficou da primeira até a 16ª rodada e deixou o time baiano no 15º lugar na classificação, fora da zona de rebaixamento.

Desta vez, com o Corinthians, ele assume na 16ª rodada do Brasileirão, com a equipe na 17ª posição na tabela, dentro da zona da degola. A missão é evitar o rebaixamento e ela já começa nesta quarta-feira, quando o Timão enfrenta o Athletico-PR, na Arena da Baixada, às 21h30. Se vencer, já deixará esse incômodo status. Se perder ou empatar, corre o risco de piorar a situação.