Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Quem se salva no Corinthians: Fagner lidera duas estatísticas do Paulista

Em meio à frustrante campanha da equipe no Estadual, lateral-direito foi o jogador que mais cruzou e deu assistências para gol entre todos que disputam a competição

Números confirmam Fagner como destaque em meio à frustrante campanha (Guilherme Rodrigues/O Fotográfico)
Escrito por

Até a pausa, por tempo indeterminado, devido à pandemia do coronavírus, o Corinthians protagonizava só a décima melhor campanha entre os 16 que disputam o Campeonato Paulista, a três pontos da zona de rebaixamento e com pouca chance de classificação. Mas, ainda assim, tem um jogador que lidera estatísticas no torneio e se salva em meio às críticas: Fagner.

De acordo com o Footstats, o lateral-direito é quem mais dá cruzamentos na comparação com todos os jogadores que entraram em campo pelo Estadual. Além disso, divide a liderança por assistências de gol com Vitor Bueno (São Paulo), João Paulo e Bruno Rodrigues (Ponte Preta), Chico (Mirassol) e Felipe Jonatan (Santos), mas, na assistência para finalização, é o segundo, expondo como é um jogador com diversas tentativas para fazer o ataque funcionar.

Fagner disputou todas as dez rodadas do Campeonato Paulista e deu três assistências para gols. Números atingidos diante dos 27 passes para finalização do lateral - em média, são quase três (2,7) passes para um colega arriscar gol por jogo. Somente Daniel Alves, do São Paulo, tem mais assistência para finalização: 31, em nove partidas no torneio pelo clube (3,4 de média).

Os números de assistência de Fagner chamam ainda mais atenção na comparação com as estatísticas do Corinthians, no total, no Estadual. A equipe fez nove gols no torneio, o que indica que um terço saíram de passes de Fagner. Além disso, os comandados do técnico Tiago Nunes deram 112 assistências para finalização, com o lateral-direito representando 24% delas - na prática, a cada quatro tentativas a gol do time, uma sai de passe do jogador.

Nos cruzamentos, Fagner deu 88 no total, o que significa quase nove (8,8) por partida no Paulista, sendo quem mais tenta na competição. O lateral-direito do Corinthians tem 33% de acerto, com correção em 29 das tentativas (média de 2,9) e erro em 59 (média de 5,9). Na comparação específica, Bidu, do Guarani, tem média maior de tentativas (9,7 por jogo), assim como o são-paulino Daniel Alves (8,9), que o supera ainda em cruzamentos certos (34).

Dentro da própria equipe, os números de Fagner ficam mais expressivos. O lateral-direito deu 30% dos 287 cruzamentos do time no Paulista - ou seja, ele é responsável por quase uma a cada três bolas erguidas por corintianos nas áreas adversárias. Em cruzamentos corretos, os 29 de Fagner representam 36% dos 80 que o Corinthians acertou. Além disso, ele tem índice de correção superior ao do time inteiro no quesito: 33% dele, 27,9% da equipe.

Devido à pandemia do coronavírus, o Campeonato Paulista parou na décima rodada. O Corinthians, do Grupo D, acumulou somente 11 pontos, superando a Ferroviária, lanterna da chave, apenas em gol feitos (11 contra 12) e a cinco pontos do Guarani, segundo colocado - já não é mais possível alcançar o Red Bull Bragantino, com 17 pontos, com duas rodadas restando. Só quem estiver nas duas primeiras posições avança, se o regulamento for mantido.