Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Primeira vitória do Corinthians na Libertadores completa 44 anos

Timão bateu o El Nacional (EQU), no Morumbi, por 3 a 0, no dia 30 de abril de 1977, pela quinta rodada do torneio continental daquela temporada

Palhinha deixou a sua marca na primeira vitória corintiana na Libertadores (Foto: Divulgação/Ag.Corinthians)
Escrito por

Esta sexta-feira (30) marca os 44 anos da primeira vitória do Corinthians na Copa Libertadores da América. O triunfo por 3 a 0 sobre o El Nacional (EQU) aconteceu no estádio do Morumbi, em 1977, pela quinta rodada da competição daquele ano.

Como havia sido vice-campeão brasileiro no ano anterior, o clube do Parque São Jorge garantiu uma vaga no grupo 3 da Libertadores, na primeira vez que disputou o torneio continental. Ao seu lado na chave estava o Internacional, então campeão nacional, e os dois primeiros colocados do campeonato equatoriano de 1976: El Nacional e Deportivo Cuenca.

O Timão vinha de um empate em casa, por 1 a 1, e uma derrota por 1 a 0 fora, diante do Colorado, mais dois reveses no Equador, contra Cuenca e Nacional, ambos por 2 a 1.

>> Veja a tabela da Copa Sul-Americana e simule os próximos jogos do Timão

Em situação delicada na competição, mais de 25 mil corintianos estiveram no Cícero Pompeu de Toledo e viram de perto o time paulista vencer pela primeira vez na Libertadores, com gols de Cláudio Mineiro e Palhinha, ainda no primeiro tempo, e um contra, do zagueiro equatoriano Perez, após boa jogada de Vaguinho, na etapa final.

Cinco dias depois, o Corinthians ainda venceu mais uma partida contra um clube do Equador, dessa vez aplicando um 4 a 0 no Deportivo Cuenca, em São Paulo. Ainda assim, os dois triunfos não foram suficientes para levar o Timão ao mata-mata. Como apenas um clube por grupo se classificava naquela edição, a vaga ficou com o Internacional.

Naquela época, o Timão ainda vivia uma seca de 23 anos sem conquistar um campeonato, o que viria acontecer cerca de seis meses depois, com o título do Paulistão, sobre a Ponte Preta.

A Libertadores de 1977 marcou o primeiro título do Boca Júniors (ARG) na competição. O time de La Bombonera é o segundo maior vencedor do torneio, com seis taças.

O Corinthians, por sua vez, só voltaria a disputar a Libertadores em 1991, e conquistaria pela primeira vez, em 2012