Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Pressão imposta por mérito próprio ‘humaniza’ Corinthians em má fase

Desempenho impressionante do primeiro semestre aumenta exigência do time de Carille, que vem de três derrotas em quatro jogos e as perdas de três invencibilidades marcantes

(Foto: Daniel Augusto Jr)
Escrito por

- Nós criamos essa pressão para nós e temos que saber lidar com ela.

A declaração de Fagner, capitão mais frequente do Corinthians em 2017, evidencia que o bom desempenho do primeiro semestre proporcionou um aumento da exigência externa e interna a respeito da equipe. Desacreditado no início do ano, o Timão foi campeão estadual, está bem cotado na Copa Sul-Americana e é líder do Campeonato Brasileiro sete pontos à frente do Grêmio, que é o segundo, e com nove a mais que o Santos, o terceiro da tabela.

Apesar do saldo ser positivo até o momento, a fase é ruim. Nos quatro últimos jogos, o Corinthians venceu uma vez e foi derrotado nas outras três, por Vitória, Atlético-GO e Santos. Os resultados negativos derrubaram três marcas que o time detinha em 2017: segunda maior sequência invicta da história do clube (34 jogos), invencibilidade em clássicos (em nove, eram seis vitórias e três empates) e também a invencibilidade atuando fora de casa no Brasileiro (eram oito vitórias e dois empates em dez partidas longe da Arena).

As derrotas em sequência "humanizaram" a campanha do Corinthians, que agora tenta suportar uma pressão autoimposta em razão de seus méritos para dar a volta por cima. O técnico Fábio Carille tem procurado minimizar no discurso a relevância desta pressão, mas admite necessidade de correção de rota em campo: ele está insatisfeito com o excesso de erros de passe e de finalização nesta sequência de partidas sem vitória.

Entre pré-temporada e competições oficiais o Corinthians soma 54 partidas na temporada: venceu 32, empatou 17 e foi derrotado em cinco oportunidades. O próximo desafio será nesta quarta-feira, contra o Racing (ARG), pela abertura das oitavas de final da Copa Sul-Americana.