Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Para Carille, ano do Corinthians é bom, mas 2020 poderá ser melhor

Técnico do Timão considera saldo de 2019 positivo, mas acredita que depois de um ano de trabalho, o desempenho tende a melhorar e cita Guardiola para explicar sua crença

Fábio Carille crê que o ano de 2020 será de desempenho melhor do Corinthians (Foto: Osvaldo Lima/Photo Premium)
Escrito por

Para os padrões de um clube grande como o Corinthians, a exigência é sempre acima da média, tanto da mídia especializada quanto dos torcedores, mas será mesmo que a temporada 2019 é digna de críticas ao time alvinegro? Há quem veja um ano muito bom e há quem veja um ano abaixo das possibilidades. Um dos que pensam positivamente é Fábio Carille, que também aposta em uma melhora significativa de desempenho para 2020.

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão clicando aqui

Em termos de resultados, o ano do Corinthians começou bem, com um título paulista em que não era favorito, batendo o Santos, sensação do campeonato, em uma semifinal que gerou críticas pelo modo de jogo escolhido para frear o ímpeto do adversário. Na final, um empate e uma vitória sobre o São Paulo para levantar a taça do estadual, mesmo sem ter apresentações brilhantes.

Na Copa do Brasil, o Timão teve algumas dificuldades contra adversários considerados mais fracos, mas a eliminação aconteceu nas oitavas de final, diante de um gigante do futebol brasileiro: o Flamengo, que é tratado como o melhor time do país. Apesar da queda precoce no torneio, os corintianos foram elogiados pela maneira com que buscaram derrubar a força do rival.

Já na Sul-Americana, a expectativa sempre foi de chegar longe, mesmo após alguns percalços, especialmente contra o Racing. E o caminho foi bem construído até a primeira partida da semifinal, contra o Independiente del Valle, em casa. A derrota por 2 a 0 acompanhada de uma atuação ruim atrapalhou os planos. Nem o empate em 2 a 2 como boa atuação, na volta, foi suficiente.

Restou então o Campeonato Brasileiro, competição em que o clube ocupa a quarta posição e até surpreende, de certa forma, pois a expectativa era de disputar espaço no meio da tabela. Agora, como esse bom posicionamento, a equipe vai brigar por voos ainda maiores na tabela.

Diante desse contexto, o técnico Fábio Carille acredita que o ano corintiano foi bom, em que pese ainda a quantidade de mudanças no elenco e no time ao longo da temporada. Para ele, o desempenho só irá atingir o esperado após um ano de trabalho, tese que também já foi citada por Guardiola, treinador do Manchester City. Sendo assim, a expectativa é de que 2020 seja ainda melhor.

- Tivemos muitas mudanças neste ano. Tem hora que coloco dois atacantes e dá certo, tem hora que não. É nossa busca ainda. Guardiola fala que para conhecer um time você precisa estar um ano com ele. E é um cara que trabalha com o jogador que quer. Muita gente fala que está ruim, não está ótimo, mas está bom. Paulista, semifinal de Sul-Americana e parte de cima do Brasileirão. Um ano bom. Vamos trabalhar nesta reta final para criar uma base ainda melhor para 2020 - falou o comandante após o empate em 0 a 0 com o Grêmio.

E esse caminho para se garantir entre os primeiros e preparar o elenco para a próxima temporada continua na próxima quinta-feira, contra o Athletico-PR, às 19h15, na Arena Corinthians, pela 24ª rodada do Brasileirão-2019. Neste momento, na quarta posição, o Timão soma 42 pontos, dez atrás do líder.