Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Organização e entrega: Mancini vive melhor momento no Corinthians

Contra o São Paulo, técnico completou dois meses no comando do Timão e viu sua equipe fazer uma das melhores atuações coletivas no ano

Vagner Mancini durante Corinthians 1 x 0 São Paulo (Foto: Renato Gizzi/Photo Premium)
Escrito por

O Corinthians recebeu seu rival, São Paulo, na Neo Química Arena, e não decepcionou sua torcida. Pelo contrário, a equipe jogou bem, venceu por 1 a 0 e teve uma das melhores atuações no ano.

O resultado colocou o Timão na nona posição do Campeonato Brasileiro, com 33 pontos. Quando Vagner Mancini assumiu, o clube estava na zona de rebaixamento e vivia um marasmo de ideias. Agora, o torcedor se depara com uma equipe organizada, capaz de brigar por uma vaga na Libertadores.

Ainda, o time manteve o tabu de jamais ter perdido para o Tricolor jogando no novo estádio. Ao todo, foram 13 jogos, com dez vitórias, três empates, 26 gols feitos e apenas 10 sofridos.

VEJA A CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRÃO 2020

Muito dessa evolução passa por Vagner Mancini. Ele completou 60 dias no comando técnico do Corinthians, e, contra o rival, viu seu time ter a melhor partida durante esse período. O Timão fez uma partida inteligente, correndo poucos riscos na defesa e aproveitando as fragilidades do adversário para chegar ao gol.

Ainda, a disposição tática e entrega foram outros pontos positivos. Fagner e Fábio Santos não apareceram como de costume no ataque, mas foram muito importantes anulando os laterais do Tricolor. Gabriel foi um pilar no meio-campo, impedindo que os meias são-paulinos tivessem facilidade para trabalhar, e Cazares e Otero se desdobraram na marcação.

Os números do Corinthians no Brasileirão melhoraram com Mancini. De acordo com o aplicativo de estatísticas do site "SofaScore", a equipe passou a realizar mais desarmes, cortes e interceptações.

Além disso, com o novo treinador, o Timão não levou gols em 60% dos jogos no Brasileirão. Antes, a porcentagem era de 20%. Também, o clube sofria 8,9 chutes para tomar um gol. Com Mancini, o número aumentou para 11,1.

Fábio Santos foi um dos atletas que comentou sobre a evolução defensiva da equipe desde a chegada de Mancini.

- Nos últimos anos, o Corinthians se caracterizou por jogar dessa maneira, uma equipe defensivamente muito forte que tinha sua qualidade do meio para frente, jogando por menos bolas do que o adversário e sendo muito efetivo. Tentou uma mudança, mas infelizmente não aconteceu, até pelo curto período de trabalho do Tiago. Agora, o Mancini acertou novamente a equipe, organizou defensivamente - disse o lateral.

Agora, o Corinthians terá mais uma semana cheia de treinos para se preparar para o confronto contra o Goiás, em casa, no dia 21 de dezembro, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.

* Sob supervisão de Vinícius Perazzini