Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Mesmo após derrota para o Fla, Sylvinho descarta mudança de esquema tático no Corinthians

Treinador acredita que o mais importante é potencializar os jogadores: 'Os atletas são a parte principal'<br>

Escrito por

Sem firmar uma boa sequência de jogos desde a sua chegada ao Corinthians, há pouco mais de dois meses, o técnico Sylvinho descarta modificar o esquema tático do time.

Ainda que constantemente o treinador promova mudanças de peças, o posicionamento do time tem sido o mesmo, iniciando em 4-1-4-1, com uma linha defensiva de quatro jogadores (dois laterais e dois zagueiros), um volante fazendo a saída de bola, com uma segunda linha de quatro atletas à frente (dois meias e dois pontas) e um centroavante, que em alguns momentos foi Luan, como “falso nove” e atualmente é Jô, especialista na grande área.

>> Baixe o app de resultados do LANCE!
>> Confira a tabela do Campeonato Brasileiro e simule os próximos jogos

Sylvinho está com dificuldades para tornar Corinthians regular (Foto: Reprodução/Corinthians TV)

No entanto, para o comandante corintiano, o seu time, durante as partidas, apresenta variação tática. Além disso, ele reforça que mais importante que o sistema é o desempenho dos jogadores em campo.

– O sistema não é a parte principal, os atletas são a parte principal, a gente pode utilizá-los no 4-3-3, no 4-2-3-1, um dos nossos meio-campistas é quem vai fazer a primeira pressão, a gente às vezes marca no 4-4-2, não é sistema não, nós tivemos jogos mais equilibrados em casa, contra adversários qualificados também, e estivemos muito mais próximos de um empate e de uma vitória inclusive, mas no dia de hoje, não, a situação não é sistema, e a troca de sistema em duas ou três semanas abertas não, no futebol não se treina para trocar sistema, você troca de acordo com o que a comissão e o treinador entendem, o que pode potencializar os atletas, os jogadores, e nosso caso nós entendemos que tem funcionado – disse o técnico em entrevista coletiva virtual realizada após a derrota por 3 a 1 para o Flamengo, no último domingo (1º), na Neo Química Arena, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Desde a chegada de Sylvinho, os principais problemas do Timão são ofensivos. Em 16 partidas, foram apenas 12 gols marcados, uma média de 0,75 por jogo. Para o treinador corintiano, a atividade do time do meio-campo para frente passa pela profundidade da equipe e as opções de ataque que ela possui.

- A profundidade do nosso time sempre quem deu foi o Gustavo, recentemente o Adson tem dado um pouco mais de profundidade, hoje menos, foi muito bem marcado, e os nossos meio-campistas, entrando em infiltração em uma segunda linha. O Jô é um atleta mais de retenção, de posse de bola, de abrir espaços. O atleta mais agudo que nós temos como atacante talvez seria o Felipe, uma outra possibilidade seria o Léo Natel, que já jogou assim, com mais profundidade. O Jô tem feito essa função e a profundidade tem sido dada pelo Gustavo, pelo Adson e pelos meio-campistas, como nós dissemos. Não dá para mudar a característica do jogador, mas podemos mudar o time sim, e quando necessário nós mudamos, mas a nossa profundidade não é por dentro, e sim por fora.

Contudo, diante do Fla, o Time do Povo também demonstrou erros defensivos, que custaram em três gols sofridos ainda no primeiro tempo. Até o duelo contra o Rubro-Negro, o Corinthians tinha a segunda melhor defesa do Brasileirão, agora o Alvinegro tem apenas a quinta, ao lado de Grêmio e Juventude.

- Até outro dia nossa defesa sofria poucos gols e continua sofrendo, hoje fugiu à regra, mas a situação não é de sistema, nós entendemos que o caminho é esse, estamos construindo e entendemos que temos que melhorar também – afirmou Sylvinho.

Focado apenas no Campeonato Brasileiro, o Timão tem possuído os meios de semana livre para treinamentos, desde a retomada da Libertadores e Copa do Brasil.

O próximo compromisso corintiano será no domingo (8), às 16h, contra o Santos, na Vila Belmiro, pela 15ª rodada do Brasileirão. Enquanto isso, o adversário do fim de semana terá uma partida na quinta-feira (5), às 19h15, contra a Juazeirense-BA, no Nordeste brasileiro, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil.