Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Mancini vai completar um ‘turno’ no Corinthians; veja o que mudou no time desde a estreia

Técnico fará seu 19º jogo pelo Timão no Brasileirão-2020 e enfrentará o adversário de sua estreia no clube: o Athletico-PR. Relembre a equipe daquele dia e as mudanças desde então

Mancini comemora a vitória em sua estreia pelo Corinthians, diante do Furacão (Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)
Escrito por

Na próxima quarta-feira, contra o Athletico-PR, Vagner Mancini completa um "turno" do Brasileirão-2020 à frente do Corinthians, já que foi contra o Furacão que ele estreou pelo clube. De lá para cá, muita coisa mudou, jogadores chegaram, a equipe passou a brigar por vaga na Libertadores e o time titular é outro. Dessa forma, o LANCE! explica algumas dessas mudanças desde então.

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão clicando aqui

GALERIA
> Saiba os próximos jogos do Corinthians e de seus concorrentes pela Liberta

Posição na tabela - do Z4 ao G8

Quando Mancini assumiu o Timão, a equipe se encontrava na 17ª posição na tabela do Brasileirão, ou seja, na zona de rebaixamento e vinha de uma derrota dolorida para o Ceará, fora de casa, por 2 a 1. Além de uma série de problemas, como desfalques na zaga, suspensão de Cássio e um time que não mostrava reação. Se alguém tivesse que apostar, certamente diria que a queda para a segunda divisão se mostrava um destino bem próximo de ser concretizado.

No entanto, o treinador restabeleceu a confiança do elenco, entregou resultados determinou um padrão de jogo, recebeu jogadores e recuperou outros. Tudo isso levou o Alvinegro da 17ª posição para a 8ª, brigando fortemente por vaga na Copa Libertadores. Uma diferença brutal para aquele cenário desolador do início de outubro, que foi afastado com um vitória por 1 a 0, nos acréscimos, sobre o Furacão, com gol de Everaldo, na Arena da Baixada.

Chegada de jogadores e recuperação de outros

Fábio Santos, Jemerson e Jonathan Cafú chegaram após a vinda de Vagner Mancini, mas só os dois primeiros tiveram sucesso, sendo que o lateral se encaixou perfeitamente no esquema e deu outra cara para o time. Experiente e profundo conhecedor do clube, Fábio também foi importante para o vestiário. Já Jemerson, que demorou a estrear, fazia uma dupla sólida com Gil antes de se machucar. Cafú, porém, tem ficado fora até mesmo do banco de reservas.

Cazares, que foi contratado pouco antes do técnico, passou a ser peça fundamental com Mancini e fez a diferença em diversos jogos da arrancada. Além dele, Mosquito, que vinha sendo opção apenas, passou a ser um dos intocáveis do ataque e invariavelmente é decisivo nos jogos. Mesmo caso de Gabriel, Cantillo, Ramiro e Mateus Vital, todos passando por grandes momentos com o técnico, que estabeleceu um padrão e uma forma de jogar.

Comparação do time titular que entrou em campo na estreia e agora

Naquele dia 14 de outubro de 2020, o Corinthians entrou em campo com Walter; Fagner, Bruno Méndez, Gil e Lucas Piton; Xavier, Ramiro e Éderson; Léo Natel, Mateus Vital e Jô. Desses, apenas Fagner e Gil são titulares absolutos atualmente. Cássio, um dos intocáveis da equipe, estava suspenso e não jogou.

Além do goleiro, quem consolidou suas vagas no time desde então foram: Fábio Santos, contratado dias depois, Gabriel e Cantillo, que eram opções de banco, Gustavo Mosquito e Cazares. Por outro lado, Jemerson e Bruno Méndez disputam uma das vagas na zaga, já Mateus Vital e Otero se alternam no meio. E Jô, que parecia absoluto, agora é ameaçado por Léo Natel, como "falso 9".

Mancini e seu 19º jogo pelo Corinthians no Brasileirão

Timão e Athletico-PR se enfrentam na próxima quarta-feira, às 21h30, na Neo Química Arena, pela 35ª rodada do Brasileirão-2020. As equipes estão na mesma faixa da tabela brigando por uma vaga na Copa Libertadores. Atualmente, o Alvinegro tem 48 pontos, enquanto o Furacão tem 46.