Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Jogo entre Goiás e Corinthians neste sábado pelo Brasileirão é suspenso pelo STJD

Partida que ocorreria em Goiânia foi suspensa após divergência por presença de torcida

Goiás x Corinthians não irá ocorrer mais neste sábado, dia 15 (Foto: Karen Fontes / iShoot / Lancepress!)
Escrito por

O jogo entre Goiás e Corinthians, que estava marcado para este sábado, às 19h, na Serrinha, pelo Campeonato Brasileiro, foi suspenso pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).


+ Confira detalhes da terceira camisa e a nova linha do Corinthians em alusão ao Mundial do Japão

A presença da torcida visitante no estádio em Goiânia foi o grande ponto de divergência, que acabou culminando na suspensão da partida. A decisão foi divulgada pelo STJD em nota oficial na tarde deste sábado, em carta assinada por seu presidente Otávio Noronha.

A decisão foi tomada após a Justiça Comum de Goiás determinar torcida única na partida deste sábado. Em despacho, Otávio Noronha destacou que a suspensão visa garantir a ordem desportiva e o equilíbrio da competição.

Antes da suspensão do duelo, o Corinthians já havia perdido o direito de ter sua torcida no estádio da Serrinha para acompanhar a partida contra o Goiás. Pouco tempo depois da decisão do STJD, o Timão também se manifestou por meio de nota oficial, confirmando o adiamento da partida.

Segundo apurou a reportagem do LANCE!, o Goiás vai acatar a decisão tomada pelo STJD.

Confira, na íntegra, a decisão do STJD:

No aspecto estritamente técnico, não há que se cogitar em conflito entre as decisões proferidas pela Justiça Desportiva e pela Justiça comum. Isso porque, conforme já decidiu o C. STJ, ao menos quando oportunamente apreciou requerimento liminar formulado no CC 175127-RJ, reafirmou que como consabido, a Justiça Desportiva não integra, por óbvio, o Poder Judiciário.

De fato, a Constituição da República atribuiu à Justiça Desportiva a competência para dizer sobre as questões afetas à disciplina e à organização do Desporto, criando assim, à luz do que já afirmou o Eg. STF, a única hipótese de relativização do princípio da inafastabilidade do acesso imediato ao Judiciário, previsto no art. 5º da Carta Política (ADI 2.139 MC e ADI 2.160 MC voto do rel. p/ o ac. min. Marco Aurélio, j. 13-5-2009, P, DJE de 23-10-2009.)

A uma r. Decisão proferida pelo Poder Judiciário, não se pode entretanto, negar vigência.

Assim é que, determinado pela Justiça Comum, que a Torcida visitante não poderá, no jogo marcado para hoje, ingressar no Estádio, não cabe a esta Justiça Desportiva, determinar que o Goiás e a CBF ajam em desconformidade com a ordem judicial.

De outro giro porém, é da responsabilidade deste STJD, zelar em última ratio, pela ordem desportiva e pelo equilíbrio das competições, de forma que, a única medida proporcional e adequada para tanto, diante da moldura que se revela, é a determinação da suspensão da realização da partida, para que outra, oportunamente seja designada pela entidade de organização do Desporto, em condições de que o Jogo possa ser realizado sem o vilipendio dos princípios que se precisa preservar.

Diante do exposto, e em vista da decisão advinda da Justiça Comum, defiro o requerimento da requerente e determino a suspensão da partida entre Goiás e Corinthians, válida pelo Campeonato Brasileiro 2022, designada para o dia de hoje, 15/10/2002.

Intime-se as partes
”, determinou Otávio Noronha.