Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Invicto em clássicos neste ano, Timão aposta em defesa sólida contra rivais

Após cinco jogos diante dos rivais em 2020, Corinthians levou apenas um gol e ainda não foi derrotado. Neste domingo enfrenta o São Paulo, que também está invicto em clássicos

Cássio é um dos responsáveis pelo baixo número de gols sofridos em clássicos (Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)
Escrito por

Se o ano de 2020 ainda não é o que o torcedor do Corinthians espera, há uma virtude do time que nenhum alvinegro pode reclamar: o desempenho em clássicos na temporada. Até aqui são cinco jogos e nenhuma derrota para rivais, além disso sofreu apenas um gol. É nesta defesa sólida que Tiago Nunes e seus comandados apostam para levar vantagem sobre o São Paulo.

Neste domingo, às 11h, no Morumbi, pela sexta rodada do Brasileirão, será disputado o segundo Majestoso deste ano. O primeiro, pelo Paulistão, no mesmo estádio, terminou empatado em 0 a 0. Resultado que foi possível graças ao sistema defensivo corintiano e ao poder de decisão de Cássio, que fez defesas milagrosas que impediram que o zero fosse tirado do placar.

Antes disso, o Timão já havia enfrentado o Santos, em clássico na Arena Corinthians. Naquele dia a defesa já havia passado ilesa, mas o ataque foi bem melhor. Com gols de Janderson e Everaldo, a equipe de Tiago Nunes teve boa atuação e parecia que engrenaria na temporada, mas acabou decepcionando. Em clássicos, no entanto, os resultados permaneceram muito bons.

Já depois da paralisação por conta da pandemia de coronavírus, foi a vez de enfrentar o Palmeiras, na Arena em Itaquera, logo no primeiro jogo da retomada. Com o rival favorito, os corintianos apostaram em dois fatores cruciais: a defesa forte e o ataque cirúrgico. Sendo assim, Gil abriu o placar no início do primeiro tempo, depois disso o setor defensivo e Cássio (mais uma vez com milagres) foram responsáveis o Verdão e assegurar o 1 a 0 no marcador.

Mas a saga diante do maior rival não terminaria por ali, torcedores e jogadores seriam testados em mais duas oportunidades: na decisão do Paulistão-2020. No primeiro jogo, em Itaquera, um 0 a 0 que ficou marcado pelo baixíssimo nível técnico das duas equipes, que decepcionaram. No entanto, foi mais um clássico em que a defesa corintiana saiu de campo sem ser vazada.

No jogo seguinte, porém, atuando na casa palmeirense, o Corinthians acabou sofrendo seu primeiro gol em clássicos no ano, marcado por Luiz Adriano. Resultado que até o último segundo do tempo normal estava dando o título ao rival. Mas Jô e sua estrela, foi letal e empatou o jogo em cobrança de pênalti que ele mesmo sofreu. A decisão foi para as penalidades e o Alviverde acabou levando a melhor. Ainda assim, porém, os alvinegros permaneceram invictos.

Neste domingo, contra o São Paulo, um time que sob o comando de Fernando Diniz gosta de ter a posse de bola e jogar ofensivamente, o Corinthians provavelmente será mais exigido na defesa e terá oportunidades em contra-ataques, caso a teoria seja vista na prática. Dessa forma, a ideia é usar a velha receita que tem mantido a invencibilidade e a defesa quase ilesa em clássicos.

- Quando você tem a oportunidade, tem a posse de bola para atacar, você tem que ser letal. Acho que esse é o lema, de você saber atacar da melhor maneira e defender. Em contrapartida, contra um time que tem maior posse de bola, teoricamente você sofre mais, você tem que defender muito mais, você saber defender da melhor maneira também e usufruir do contra-ataque - explicou Danilo Avelar em coletiva na última sexta ao comentar sobre o estilo tricolor.

Vale lembrar que o São Paulo também está invicto em duelos com rivais neste ano, com uma vitória sobre o Santos (2 a 1) e dois empates contra Palmeiras e Corinthians, ambos em 0 a 0. Resta saber quem vai se manter sem derrotas em clássicos nesta temporada de 2020: os donos da casa, os visitantes ou mesmo os dois, se mais uma igualdade acontecer. Domingo, às 11h, haverá a resposta.