Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Corinthians imita 2012 até em queda, mas Tite ainda não define mudanças

Campanha do título da Libertadores conquistado com Tite teve eliminação do Paulista no meio do caminho e mudanças na escalação. Desta vez, contestados devem seguir no time

Comandante em 2012, Tite tenta levar o espírito do time campeão para o grupo atual (Foto: Agência Corinthians)
Escrito por

A eliminação do Campeonato Paulista foi uma pancada forte no planejamento do Corinthians, que mesmo fora da final ainda é dono da melhor campanha em número de pontos somados e vitórias, por exemplo. Tite não escondeu a insatisfação. Após o jogo, mencionou as palavras “dor” e “tristeza” para explicar seu sentimento após os 2 a 2 no tempo normal e derrota por 4 a 1 nos pênaltis para o Osasco Audax. Agora, resta apenas a disputa da Copa Libertadores, e a inspiração no ano de seu único título, em 2012, é inegável.

Há quatro anos, o Timão estreou na Libertadores com um gol no último minuto e não voltou para casa derrotado. Em 2016, repetiu. Há quatro anos, o Timão se classificou no primeiro lugar de sua chave e fechou a fase de grupos com uma goleada por 6 a 0. Em 2016, mesmo o placar dilatado, repetiu. Há quatro anos, o Timão embalou na competição continental depois de fracassar no Paulista. Em 2016 será assim?

No ano em que ganhou a Libertadores, o Corinthians deixou o Estadual após uma derrota por 3 a 2 para a Ponte Preta, e desta vez o Audax foi o vilão. Logo depois, enfrentou o Emelec (ECU) fora de casa, segurou o empate, e então emendou três empates e quatro vitórias até erguer a taça inédita na história.

Entre Ponte e Emelec, porém, Tite mudou a equipe, sacando Julio Cesar para a entrada de Cássio e tirando Liedson, até então titular. Neste ano, o técnico colocou em dúvida a chance de mudar a equipe.

– Eu entendo as perguntas de vocês, projetando mudanças e nominando, mas não é o momento, estamos chateados – avisou o técnico.

O Corinthians enfrenta o Nacional (URU) nesta quarta-feira, pela abertura das oitavas de final da Libertadores. Para avançar, como em 2012, e espantar seus fantasmas.

POSSÍVEIS MUDANÇAS:


Yago?

Yago tem 17 jogos no ano (Foto: Marco Galvão/Fotoarena/Lancepress!)

Além do flagra no antidoping que pode render suspensão, clube se preocupa com lado psicológico. Balbuena é opção de Tite para o setor defensivo.

Guilherme?

Guilherme tem 15 jogos na temporada (Foto: Agência Corinthians)

Meia ainda não rendeu o que era esperado e saiu do jogo contra o Audax ainda no intervalo. Rodriguinho entrou bem e pode ganhar uma chance.

Alan Mineiro?

Alan Mineiro tem dez jogos na temporada (Foto: Daniel Augusto Jr)

Meia perdeu gol feito atuando do lado direito da segunda linha de quatro, na vaga do lesionado Giovanni Augusto, e também saiu no intervalo. Romero, que deu assistência, é uma opção.