Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Imbatível há 4 jogos, defesa do Timão tem diálogo como segredo, diz Felipe

Comunicação dentro de campo e linha defensiva bem trabalhada explicam porque o Corinthians, assim como no Brasileiro-15, tem a melhor defesa do campeonato

Elenco alvinegro dispõe de quatro laterais e cinco zagueiros atualmente (Foto: Agência Corinthians)
Escrito por

"Ataque ganha jogos, defesa ganha campeonatos." A frase dita por Phil Jackson, treinador mais vitorioso da história da NBA, também vale para o futebol. Afinal, foi com a melhor defesa (e o melhor ataque) que o Corinthians faturou o título brasileiro em 2015.

E é com o mesmo desempenho que o Timão agora lidera o Paulistão como única equipe já classificada para as quartas de final. Para Felipe, o segredo do sucesso é o diálogo entre os defensores dentro de campo.

- O Uendel e o Fagner me ajudam muito,e com o Yago é um sistema defensivo muito forte. É difícil eu falar com André, por exemplo, mas com os laterais é mais fácil conversar, e damos confiança um para o outro. Esse é o pensamento - afirmou o zagueiro.

A comunicação na zaga tem surtido efeito. O time do Parque São Jorge sofreu apenas seis gols em 11 rodadas do Estadual, além de três gols em quatro duelos na Libertadores. O Corinthians não é vazado há quatro jogos - contra Botafogo-SP, Cerro Porteño, Linense e São Bernardo -, período em que balançou as redes 12 vezes. Na visão do lateral Uendel, a harmonia do setor defensivo explica as boas estatísticas.

— Nossa linha de quatro é muito trabalhada, e nós fazemos como se fosse um corpo só, às vezes salvando cobertura, ou afastando bola nas costas. A linha bem montada dificulta para o adversário. O Tite gosta dessa linha bem fechada, por isso que laterais e zagueiros dependem muito um dos outros — completou o camisa 6.