Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Herói em 1990, Tupãzinho destaca a importância daquele título brasileiro para o Corinthians: ‘Mudou tudo’

Autor do gol do título do Timão na final do Brasileirão daquele ano, o "Talismã da Fiel" explicou ao LANCE! o que significou aquela conquista no âmbito individual e do clube

Tupãzinho foi o autor do gol do título do Corinthians na final contra o São Paulo (Foto: Divulgação/Corinthians)
Escrito por

Há exatamente 30 anos, em 16 de dezembro de 1990, o Corinthians mudava os rumos de sua história e conquistava o seu primeiro Campeonato Brasileiro, que definitivamente alterou o status do clube nacional e internacionalmente. Naquele dia, o Timão bateu o São Paulo por 1 a 0 e garantiu o título. O gol que valeu o troféu foi marcado por Tupãzinho, o "Talismã da Fiel", que conversou com o LANCE! e explicou a importância daquele momento para o corintiano.

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão clicando aqui

GALERIA
> 30 anos do Brasileirão de 1990: relembre o que o Corinthians conquistou desde então

Aos 22 anos, Tupãzinho era titular do ataque alvinegro e era conhecido por marcar gols no fim das partidas, por isso o apelido de "talismã". Na parida de volta da final, porém, ele balançou a rede antes dos dez minutos do segundo tempo, mas ficou marcado para sempre por ter sido o responsável pelo tento que rendeu a taça mais importante da história do clube até aquele momento.

- Foi um título inédito, que todo mundo batalhou para conquistar, foi uma coisa que aconteceu na minha vida que eu nem esperava, até hoje sou reconhecido pelo título e a amizade entre os jogadores daquele plantel continua a mesma. Então a gente só tem a agradecer por fazer parte daquele elenco maravilhoso, conquistando um título inédito para o Corinthians. Só tenho a agradecer, hoje sou reconhecido por aquele título e aquele gol que eu fiz na final - afirmou.

Até então, o Corinthians só havia conquistado títulos regionais e ainda não havia quebrado a barreira dos troféus nacionais e internacionais. Dessa forma, o Brasileirão de 1990 acabou sendo um marco para a história do clube, um divisor de águas que desencadeou uma série de conquistas depois. Ao todo, o Timão levou 26 taças, entre elas mais brasileiros, mundiais e uma Libertadores.

- Agora que a gente vê que ninguém esqueceu desse título, foi importantíssimo para o Corinthians começar a disputar Libertadores, conquistar mais brasileiros, depois desse primeiro título mudou tudo, tanto para o clube quanto para a gente, foi importantíssimo. Eu fiquei lá até 1997, não tive oportunidade de jogar em 1998 e 1999, mas com certeza esse primeiro título foi um divisor de águas. Tanto para nós jogadores, quanto para o clube. Foi excelente.

Atualmente. aos 52 anos, Tupãzinho segue a carreira de treinador de futebol no interior de São Paulo. Na Copinha deste ano treinou a equipe do Marília.