Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

GUIA DO PAULISTÃO: maior campeão, Corinthians tem o Estadual para dizer a que veio em 2022

Em busca do 31º título, Timão inicia a temporada com reforços entrosados e contratações na pré-temporada visando dias melhores

Contratados em 2021, Willian, Róger Guedes e Renato Augusto (foto) são pilares do Timão em 2022 (Foto: Arte LANCE)
Escrito por

Maior campeão Paulista da história, o Corinthians entra na competição em 2022 em busca do seu 31º título inicial, para começar a temporada de 2022 com o pé direito. Diferentemente da temporada passada, este ano começa promissor para o clube do Parque São Jorge, principalmente após os reforços que chegaram durante o segundo semestre de 2022, incorporados a jogadores contratados nos últimos dois meses. 

No ano passado, o Timão esteve fora da final no Paulista, algo que não acontecia há quatro temporadas. A eliminação na semifinal para o arquirrival Palmeiras, foi somente uma das desclassificações recorrentes do Timão no primeiro semestre - as outras foram nas copas Sul-Americana e do Brasil. 

O baixo rendimento nos primeiros seis meses da temporada anterior acendeu o sinal de alerta na diretoria corintiana, que no semestre seguinte foi ao mercado e buscou reforços que elevaram o Time do Povo de patamar. Giuliano, Renato Agusuto, Willian e Róger Guedes foram responsáveis pela evolução do Corinthians no Campeonato Brasileiro, que levou a equipe a uma classificação direita à fase de grupos da Libertadores neste ano. 

Somado ao quarteto, chegaram nesta pré-temporada o zagueiro Robson Bambu e o lateral-esquerdo Bruno Melo e o goleiro Ivan está encaminhado. Mas a grande contratação foi a do meia Paulinho, que após duas Copas do Mundo e passagens por grandes equipes na Europa, como Tottenham-ENG e Barcelona-ESP, retorna ao Timão após oito anos. 

A expectativa no clube está em todos esses atletas iniciando uma temporada juntos e se entrosando ainda mais para colocar o Corinthians em um nível de elevação maior. E o Paulistão é justamente o laboratório perfeito para que a equipe alvinegra ganhe corpo para o decorrer da temporada, principalmente na disputa da Copa Libertadores, prioridade do clube na temporada. 

>> TABELA: Confira a tabela do Paulistão e simule os resultados
>> GALERIA: Confira o ranking de todos os campeões do Paulistão

Time-base: Cássio; Fágner, João Victor, Gil e Lucas Piton (Fábio Santos); Gabriel; Willian, Giuliano (Paulinho), Renato Augusto e Róger Guedes; Mantuan. Técnico: Sylvinho

VAIVÉM DO TIMÃO

Quem chegou: Robson Bambu (zagueiro - Nice-FRA)*; Bruno Melo (lateral-esquerdo, Fortaleza)* e Paulinho (meia - sem clube).

*Emprestados

Quem saiu: Caíque França (goleiro - Ponte Preta); Walter (goleiro - Cuiabá); Michel Macedo (lateral-direito - Ceará); Caetano (zagueiro - Goiás)*; Léo Santos (zagueiro - Ponte Preta)*; Ederson (volante - Fortaleza)*; Matheus Jesus (volante - Ponte Preta)*; Richard (volante - Ceará); Thiaguinho (volante - Santo André)*; Sornoza (meia - Independiente del Vale-ECU); Vitinho (meia - Vasco da Gama)*; André Luís (atacante - Cuiabá); Cauê (Lommel-BEL); Everaldo (atacante - América-MG)*; Janderson (atacante - Grêmio)*; Marquinhos (atacante - Cuiabá).

*Emprestados

Quem pode chegar: Ivan (goleiro - Ponte Preta) e Diego Costa (atacante - sem contrato)

Quem pode sair: Matheus Donelli (goleiro - empresários procuram clubes interessados); Danilo Avelar (zagueiro - Corinthians busca clube para emprestar) e Jonathan Cafú (atacante - Corinthians busca clube para emprestar).

OLHO NELE

Du Queiroz foi chegando timidamente na equipe principal do Corinthians no segundo semestre do ano passado, com o técnico Sylvinho, até se firmar como titular no meio-campo corintiano no fim da temporada. 

Polivalente, o jogador agarrou as primeiras oportunidades no clube atuando como lateral-direita na ausência do titular Fagner, garantiu uma renovação de contrato até XXX e aos poucos mostrou a sua cara também na posição de origem. 

Foi o destaque da pré-temporada com dois gols marcados nos jogos-treino contra Inter de Limeira e Audax-SP e passou a pedir passagem no time titular de Sylvinho, mesmo em um setor do campo disputado e com medalhões prestigiados como Giuliano, Renato Augusto e o recém-chegado Paulinho. 

Com belo chute, Du Queiroz garantiu vitória corintiana em jogo-treino contra a Inter de Limeira (Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians)

OS PRIMEIROS JOGOS DO CORINTHIANS NO CAMPEONATO PAULISTA

25/1 - 21h - Corinthians x Ferroviária 
30/1 - 11h - Santo André x Corinthians 
2/2 - 21h35 - Corinthians x Santos 
6/2 - 18h30 - Ituano x Corinthians 
10/2 - 21h30 - Corinthians x Mirassol 

OPINIÃO DO SETORISTA (por Fábio Lázaro)

Há uma grande empolgação para saber como o técnico Sylvinho vai montar o Corinthians neste início de temporada, principalmente do meio para frente, tendo um time ainda mais reforçado do que no segundo semestre do ano passado, principalmente com a chegada de Paulinho. 

Nos jogos-treino que realizou contra Inter de Limeira e Audax-SP, o treinador indicou que seguirá escalando o time em um 4-1-4-1, o que automaticamente fará com que um atleta de peso fique na reserva. Giuliano, Paulinho, Renato Augusto, Róger Guedes e Willian devem brigar por quatro vagas, tendo garotos que se destacaram no ano passado, como Adson, Du Queiroz e Adson pedindo passagem. 

O sistema defensivo, que foi bem ajustado pelo atual técnico corintiano, com a dupla de zaga formada por João Victor e Gil, foi reforçada com as chegadas do zagueiro Robson Bambu e do lateral Bruno Melo, que também pode jogar como zagueiro. As duas contratações, no entanto, devem apenas compor o elenco no início. 

Sylvinho também aponta entender as limitações físicas de alguns jogadores, como o latera-esquerdo Fábio Santos, que deve se tornar apenas uma opção ao garoto Lucas Piton no Timão. 

Quando olhamos o elenco corintiano, seja com os reforços mais experientes ou com os garotos promissores e que já se mostraram em campo enxergamos um ótimo elenco, capaz de brigar pelo título de todas as competições que disputar, mas a grande incógnita segue estando no banco de reservas, pois há muitas dúvidas sobre Sylvinho ser o nome certo para comandar um elenco qualificado de forma equilibrado em relação ao aspecto técnico e até em relação a média de idade do grupo. 

A torcida corintiana  não se dá como convencida e frequentemente pede a cabeça do treinador, mas a diretoria mantém confiança no profissional.